conta de água

Conta de água mais barata em Pernambuco? Entenda como

Pernambuco firma Parceria Público-Privada inédita para autoprodução de energia da Compesa

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 18/07/2022 às 14:37 | Atualizado em 18/07/2022 às 17:57
Notícia
X

A conta de água pode ficar mais barata em Pernambuco? Em 2021, a Compesa foi responsável pelo consumo de 4% da energia de Pernambuco, sendo um dos maiores consumidores do território estadual.

Com uma estratégia de aposta na produção de energia solar, a Compesa se tornará uma das maiores produtoras de energia do Estado.

A iniciativa prevê a implantação de usina solar em dois municípios de Pernambuco, com capacidade de 135 MW. 

Nesta segunda, o governador Paulo Câmara assinou o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) de Autoprodução de Energia da Compesa.

Através da PPP, será construída uma usina solar com uma parte no município de Flores, no Sertão, e outra em São Caetano, no Agreste.

O investimento total do projeto será de R$ 453 milhões e o prazo de contrato é de 29 anos.

No total, durante a vigência do contrato, o Estado diz que a economia real para a Compesa será de R$ 1,1 bilhão.

“Essa iniciativa vai ajudar a reduzir custos na Compesa e também vai dar uma melhor condição de funcionamento para a empresa. Ao mesmo tempo, a criação dos parques solares em Flores e São Caetano se junta a outras ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo para a proteção do meio ambiente e o comprometimento com as boas práticas de sustentabilidade”, afirmou Paulo Câmara.

A ação vai gerar ainda 700 empregos diretos e indiretos, contribuindo ainda mais para a economia de Pernambuco.

Com o Sistema de Energia Solar da Compesa, haverá uma geração anual de 320 GWh/ano, o equivalente ao consumo de 175 mil residências de médio porte.

A expectativa é gerar, a partir da PPP, uma economia de 37% em relação ao valor pago à concessionária de energia.

“A energia também beneficia diretamente a população. A redução dos custos operacionais permitirá investir na melhoria dos serviços oferecidos”, explicou a presidente da instituição, Manoela Marinho.

Tags

Autor