formação de pelanques

Partido de Bolsonaro tem baixa e Danilo Cabral ganha novo apoiador no Cabo

Manobra no Cabo une prefeito Keko do Armazém e Danilo Cabral

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 19/07/2022 às 13:42 | Atualizado em 19/07/2022 às 14:42
Notícia
X

Se é verdade que vingança é um prato que se serve frio, com o passar do tempo, sem pressa, os socialistas pregaram uma peça no Cabo de Santo Agostinho, com requintes de crueldade.

Por lá, o prefeito da cidade, Keko do Armazém, elegeu-se pelo PL de Anderson Ferreira, aliado do presidente Bolsonaro. Na pré-campanha, o pessoal de Marília Arraes tentou se aproximar, mas as desavenças com o ex-prefeito Lula Cabral, que abandonou os socialistas, deu apoio à Marília Arraes e é inimigo declarado de Keko, impediram qualquer acordo que reforçasse o palanque da candidata do Solidariedade.

Nesta segunda-feira, depois de humilhar o ex-prefeito Lula Cabral com uma desaprovação das contas na Câmara Municipal do Cabo, por unanimidade, o PSB e o prefeito Keko do Armazém (do PL) fecharam um acordo partidário para dar apoio ao candidato do PSB, Danilo Cabral, na disputa do Estado nestas eleições.

No mesmo dia, Keko teve ajuda do PT local para desaprovar as contas do antigo aliado, de quem foi vice. O mesmo PT que no Recife abraçou o PSB, em troca da vaga do Senado. Na manobra, o PT pode garantir o espaço de vice na chapa a prefeito nas próximas eleições, daí o interesse em destruir a imagem do ex-prefeito adversário Lula Cabral.

No plano local, não havia o que fazer. Se Lula Cabral havia se abraçado em Marília, Keko do Armazém só poderia estar no lado oposto, com o PSB.

Quem conhece a política local, conta que os irmãos Anderson e André Ferreira não apareceram no Cabo para ajudar o aliado, merecendo o gesto de agora. Da mesma forma, não apareceu liderança alguma do PSB para pedir votos para Lula Cabral, gerando o ressentimento que o levou até Marília Arraes.

Na manobra desta segunda, outro dado curioso foi a ajuda do deputado Eduardo da Fonte, presidente do PP, que havia levado aliados para o lado de Marília Arraes e depois recuou, voltando à Frente Popular. Não age por desinteresse. Uma das moedas de troca foi a oferta de votos de bases de Danilo Cabral para o filho dele, Lula da Fonte, candidato a deputado federal também.

No caso de Keko do Armazém, em troca do apoio a Lula da Fonte (federal) a composição pedirá votos para Jeferson Timóteo, que é candidato a deputado estadual. Ele é ex-secretário de Keko do Armazém e a aposta para barrar Lula Cabral.

Ajuda de Anderson Ferreira

Keko do Armazém, para disputar a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho na eleição de 2020, contou com o apoio de Anderson Ferreira, presidente do PL em Pernambuco e agora pré-candidato ao Governo.

Além de Anderson Ferreira, Keko do Armazém contou com apoio de André Ferreira, irmão do então prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

Não por mera coincidência, o acordo aconteceu no mesmo dia em que o PT local, comandado pelo vice de Keko do Armazém, manobrou para rejeitar as contas do ex-prefeito Lula Cabral, hoje aliado de Marília Arraes e inimigo do PSB agora.

Dois ex-secretários chamados de traidores

O pessoal de Lula Cabral descarregou as baterias nas costas de dois ex-secretários de Lula, que votaram com os demais vereadores, sendo chamados de traidores. O placar final foi 20 a 0 pela desaprovação, mesmo contra um parecer do TCE pela aprovação. Rei morto, rei posto, como se diz.

No final do dia, Danilo Cabral comemorou "o apoio de peso vindo de uma das maiores cidades do estado".

“Muito feliz com essa declaração de apoio. Prefeito Keko, saiba que você terá um governador amigo no Palácio do Campo das Princesas. Vamos fazer muitas parcerias para assegurar esse reencontro do Cabo e de Pernambuco com o Brasil”, pontuou.

Keko elogiou o trabalho de Danilo Cabral.

“Eu, que acredito na política como forma de transformar a vida das pessoas, estou com Danilo. Quando ele passou pela Secretaria de Educação, ele fez um trabalho importante, que mudou a vida dos pernambucanos”, disse.

Danilo Cabral reuniu-se com o gestor e com os pré-candidatos que ele apoia na cidade: Lula da Fonte (federal) e Jeferson Timóteo (estadual), ex-secretário de Keko do Armazém.

Instagram @danilocabralpe
Felipe Carreras (PSB), Keko do Armazém (PL) e Danilo Cabral (PSB) se encontraram, em sinalização de possível aliança - Instagram @danilocabralpe

Em um final de semana de abril, já se publicava nas redes sociais de Danilo Cabral (PSB) uma imagem do pré-candidato ao Governo de Pernambuco ao lado de Keko do Armazém (PL), prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Nos bastidores, ali já se falava de um sinal da "traição" do gestor municipal com Anderson Ferreira, seu ex-aliado.

Em outra imagem, Felipe Carreras aparece ao lado de Keko do Armazém e de Danilo Cabral. "O domingo começou num café da manhã com o amigo prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Keko do Armazém, estamos juntos!". O gestor municipal, por sua vez, escreveu que o encontro representa um "domingo de diálogo".

Tags

Autor