Eleiçoes 2022

Em vídeo, Lula declara que vai votar em Bolsonaro? confira

Saiba mais sobre o vídeo que está circulando no Tik tok sobre o petista e Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 23/07/2022 às 9:48 | Atualizado em 23/07/2022 às 11:19
Notícia
X

Um vídeo compartilhado e postado no TikTok está dando o que falar, pois contém a figura do ex-presidente Lula declarando que votaria no presidente Jair Bolsoanaro. Mas não passa de uma montagem feita por um usuário.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a montagem é uma combinação de imagens de uma entrevista do petista, que possui um áudio falso, no qual ele pede apoio a Bolsonaro.

A fakenews foi feita a partir da tranmissão do vídeo feita nas redes sociais de Lula no dia 6 de março de 2018, quando foi entrevistado pelo Jornal Bahia da Rádio Metrópole.

Vídeo da entrevista de Lula:

A informação foi desmentido pelo PT (Partido dos trabalhadores) e por agências de checagem. O próprio ex-presidente mandou uma carta ao candidato da época, Fernando Hadda.

O vídeo falso voltou a circular com a dublagem falsa em 2022, no cenário em que o petista é candidato à Presidência da República pelo PT contra Bolsonaro.

O anúncio falso foi posto nas redes sociais no ano de 2018.

Alcance da publicação

Até o dia 21 de julho, o vídeo tinha sido reproduzido mais de 27 mil vezes.

O que o autor diz                    

Pelo aplicativo do tik tok não é possível entrar em contato com o autor pelo fato de a plataforma não autorizar comunicação se ambos perfis não se seguirem.

Tags

Autor