Carta pela democracia

Bolsonaro é contra a carta pela democracia? Saiba mais

O presidente Jair Bolsonaro opinou sobre a carta pela democracia. A carta já conseguiu mais de 200 mil assinaturas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 28/07/2022 às 10:12 | Atualizado em 28/07/2022 às 11:12
Notícia
X

Nesta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que não precisa de “cartinha” para falar que defende a democracia. A fala de Bolsonaro ocorre depois que a carta pela democracia vem ganhando cada vez mais assinaturas. O manifesto já chegou a mais de 200 mil assinaturas, incluindo empresários e nomes como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello.

Em convenção nacional do PP, que oficializou o apoio do partido a sua campanha, Bolsonaro falou que “vivemos em um país democrático, defendemos democracia, não precisamos de nenhuma cartinha para dizer que defendemos a democracia”.

O que é a carta pela democracia que Bolsonaro critica?

A carta pela democracia é um manifesto intitulado de “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. O documento começou com a assinatura de 3000 indivíduos, entre banqueiros, empresários, juristas e outras personalidades e já está com mais de 200 mil.

O documento seria lido pelo ex-ministro do STF, Celso de Mello, no dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP. Porém, Celso declinou o convite por motivos de saúde. O texto defende as instituições democráticas, o sistema eleitoral e os tribunais superiores. O motivo da criação da carta é garantir uma resposta para os ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas, ao STF e ao sistema eleitoral.  

Tags

Autor