Obras públicas

Governo de Pernambuco vai iniciar obras de R$ 102 milhões para nova avenida na Região Metropolitana. Saiba onde

Nova via será a II Perimetral Metropolitana - Via Metropolitana Norte/Fragoso

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 28/07/2022 às 16:46 | Atualizado em 01/08/2022 às 6:41
Notícia
X

Sem alarde, o Governo do Estado já escolheu a empresa para tocar a segunda etapa das obras para a implantação da II Perimetral Metropolitana - Via Metropolitana Norte/Fragoso, em Olinda.

A licitação foi conduzida pela CEHAB (Companhia Estadual de Habitação), estatal do Governo do Estado.

O custo, segundo a licitação, ficará em R$ 102.917.622,72 (cento e dois milhões, novecentos e dezessete mil, seiscentos e vinte e dois reais e setenta e dois centavos).

Dentro os serviços a serem realizados, estão pavimentação, drenagem, paisagismo, terraplanagem, iluminação e sinalização, dentre outros.

A autorização para o contrato com a empresa foi assinada, sem alarde, por Bruno Lisboa, presidente da estatal.

A intervenção compreende a construção de um viaduto sobre a rodovia da PE-15 e a implantação de 1,4 quilômetros de vias ao longo do Canal do Fragoso.

Integrando as rodovias da PE-15 e PE-01, a Via Metropolitana Norte fortalecerá a mobilidade nos bairros de Maria Farinha, Pau Amarelo, Janga, em Paulista; Rio Doce e Jardim Atlântico, em Olinda.

Obra a passos lentos

Em reportagem de maio, o JC mostrou que apenas cerca de 33% das desapropriações previstas foram feitas oito anos após o início da execução do projeto de urbanização da Bacia do Fragoso, em Olinda, um grandioso pacote de obras que inclui o Canal do Fragoso, a Via Metropolitana Norte e uma lagoa de retenção.

A constatação foi feita a partir de dados apresentados pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e pela Prefeitura de Olinda.

Até agora, 800 de um total de 2.300 imóveis foram desapropriados pela Cehab para tocar o revestimento no rio e o sistema viário. Já a lagoa fica a cargo do município, que precisa retirar os 97 imóveis previstos.

Isso significa que a população ainda deve esperar muito pela conclusão do projeto, já que a derrubada é o primeiro passo para início de novas etapas nas obras, que deveriam ter sido entregues em 2016. Leia mais clicando aqui.

Tags

Autor