EXCLUSIVO

Pesquisa Conectar/PE: Apoio de Paulo Câmara é relevante para os candidatos ao Governo?

Um dos dados trazidos pela pesquisa eleitoral está relacionado com a força de cabos eleitorais de destaque no Estado.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 29/07/2022 às 7:09
Notícia
X

A pesquisa Conectar é divulgada nesta sexta-feira (29), com exclusividade pelo Blog de Jamildo. Um dos dados trazidos pela pesquisa eleitoral está relacionado com a força dos cabos eleitorais de destaque no Estado para disputa pelo Governo de Pernambuco.

Pesquisa Eleitoral avalia a relevância dos apoios para candidatos a governador. Paulo Câmara é um bom cabo eleitoral?

Entre o grupo de políticos avaliados, o governador Paulo Câmara (PSB) foi visto de forma negativa pela maior parte dos entrevistados.

Os dados trazidos pelo levantamento eleitoral mostram que apenas 18% dos participantes da pesquisa consideraram que o apoio de Paulo Câmara para governador aumenta a vontade de votar em seu candidato, o deputado federal Danilo Cabral (PSB).

32% dos eleitores entrevistados consideraram que o endosso de Paulo Câmara diminui sua vontade de votar em Danilo e 45% afirma considerar irrelevante seu trabalho como cabo eleitoral.

Divulgação
Pesquisa Conectar mostra Lula como melhor cabo eleitoral para Danilo do que Paulo Câmara. Marília também se utiliza da imagem de Lula para ganhar votos - Divulgação

Os outros nomes avaliados são os candidatos à presidência do Brasil, o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Na avaliação do público, o apoio com maior força entre os três políticos é o de Luiz Inácio Lula da Silva. Lula também apoia Danilo Cabral para o Governo de Pernambuco, mas a candidata Marília Arraes (Solidariedade) disputa o interesse do eleitorado do ex-presidente.

48% dos entrevistados indicaram que o apoio do petista aumenta a vontade de votar em seus candidatos. 38% consideraram irrelevante, 11% relataram diminuir sua vontade de votar e 3% não souberam responder.

Jair Bolsonaro foi o político com menor índice de força, mas com taxas muito próximas às do governador Paulo Câmara.

Por que Paulo Câmara não rende como cabo eleitoral para Danilo?

Segundo os dados da pesquisa eleitoral, os principais problemas de Paulo Câmara como cabo eleitoral estão relacionados com sua atuação no Governo do Estado.

53% dos entrevistados da pesquisa Conectar consideraram a administração do governador Paulo Câmara como negativa, enquanto 14% avaliaram positivamente a gestão.

O governo de Paulo Câmara também é desaprovado por 66% dos participantes da pesquisa, apenas 29% aprovam a administração do atual governador. Essa situação explica as tentativas da oposição de prejudicar Danilo Cabral associando-o com a atual gestão.

Sobre a Pesquisa Conectar

A pesquisa realizou a coleta de entrevistas entre os dias 19 e 22 de julho de 2022. Ao todo foram feitas 1000 entrevistas entre eleitores de 55 municípios de Pernambuco.

Estima-se que a margem de erro máxima seja de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa possui nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada por iniciativa própria do Instituto Conectar Pesquisas e Inteligência. O número de registro da pesquisa é BR-07876/2022 e PE-05576/2022.

Tags

Autor