Varíola dos Macacos

VARÍOLA DOS MACACOS: primeira morte confirmada e corrida dos laboratórios pelo diagnóstico

O ministério da saúde, até o momento presente, configurou a situação como "surto" na divulgação de informações sobre a enfermidade no país

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 29/07/2022 às 21:11 | Atualizado em 30/07/2022 às 7:59
Notícia
X

Após a primeira morte pela varíola dos macacos, confirmada nesta sexta-feira (29) pelo Ministério da Saúde, em Uberlândia, Minas Gerais.

O ministério da saúde, até o momento presente, configurou a situação como “surto” na divulgação de informações sobre a enfermidade no país.

Os laboratórios de análise clínicas do país estão se movimentando para a realização dos exames para o diagnóstico da doença com a na maior velocidade possível.

De acordo com o último boletim divulgado pelo órgão, a doença tem registrado 1.066 casos.

“Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que levaram ao agravamento do quadro”, comunicou o órgão em uma nota oficial.

A causa da morte seria por um choque séptico, provocada pela varíola dos macacos.

 

ANDREA MAENNEL, ANDREA SCHNARTENDORFF/RKI ROBERT KOCH INSTITUTE/AFP
VÍRUS Sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas durante, além de lesões na pele - ANDREA MAENNEL, ANDREA SCHNARTENDORFF/RKI ROBERT KOCH INSTITUTE/AFP

O Governo Federal vai ativar nesta sexta-feira (29), o COE (Centro de Operação de Emergências) para executar um plano de Contingência do surto da doença.

Tags

Autor