emprego e renda

Conheça a multinacional portuguesa que vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Projeto da multinacional portuguesa será implantado no município de Bezerros, no Agreste Central e contará com investimentos de R$ 35 milhões

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 30/07/2022 às 7:42 | Atualizado em 30/07/2022 às 8:00
Notícia
X

A multinacional portuguesa Politejo, que atua no ramo de soluções termoplásticas para saneamento e irrigação (tubos e acessórios), vai instalar uma fábrica em Pernambuco, na cidade de Bezerros, no Agreste Central.

O Agreste vem atraindo mais empresas. Canhotinho, por exemplo, inaugura frigorífico da Masterboi no próximo dia 15 de agosto, ganha unidade de envase de água mineral Santé também no próximo mês, além de sediar canteiro de obras da Netto Alimentos (do segmento de processamento de ovos).

“O empreendimento vai ter um investimento de R$ 35 milhões em mais uma indústria no nosso Estado. As obras vão ser iniciadas ainda em 2022 e, quando a planta estiver pronta, serão gerados cerca de 60 empregos diretos”, afirmou.

O número de empregos a serem gerados não foram divulgados.

A empresa de Portugal importará materiais e máquinas pelo Porto de Suape, por isso a nova fábrica ficará em uma distância máxima de 100 km da zona portuária. O município foi escolhido por sua localização estratégica e melhores condições para a operação da multinacional no Norte e Nordeste do País.

"Pernambuco segue se destacando como um Estado atrativo para novos empreendimentos", disse o governo do Estado.

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (29.07), protocolo de intenções com a diretoria da empresa, em solenidade na sede do Instituto Pernambuco-Porto, localizado na cidade do Porto, em Portugal.

Multinacional portuguesa foi criada em 78

A Politejo é uma companhia portuguesa criada em 1978, sendo atualmente líder em seu país de origem na fabricação de tubos e acessórios termoplásticos com diversos diâmetros.

A multinacional é focada em projetos de infraestrutura e possui 10 unidades fabris espalhadas por Portugal, Espanha, Moçambique, Angola e Brasil.

A operação brasileira atual está localizada em Leme (São Paulo) e foi inaugurada em 2015. Entre os diversos produtos fabricados estão tubulações de PVC liso, PEAD liso, PE e PP corrugado.

A fábrica da Politejo contará com incentivos fiscais do Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind), ação ressaltada pelo diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto de Abreu e Lima.

“Esse incentivo concede 90% de crédito presumido sobre o saldo devedor de ICMS”, explicou.

"O Proind é uma reedição do Prodepe, e foi instituído em 2017 para garantir benefícios fiscais especificamente ao setor industrial. O empreendimento reforça a vocação do Estado para atender a região Nordeste na parte de distribuição, e a vocação do Porto de Suape como ramo de distribuição logística da região Nordeste”, acrescentou.

O empreendimento será implantado no Polo Empresarial do município, fruto da articulação com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE).

Tags

Autor