Eleições para presidente 2022

CORRIDA PRESIDENCIAL: Após desistência de Bivar, saiba planos do União Brasil

Luciano tentou fazer com que o partido apoiasse Lula (PT) na eleição presidencial, mas vários membros da União Brasil excluíram a possibilidade.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 01/08/2022 às 7:09
Notícia
X

Neste domingo (31) o presidente da União Brasil, o deputado Luciano Bivar (PE) decidiu retirar sua pré-candidatura para Presidência e tentar um novo mandato na Câmara dos Deputados. O aviso foi dado de maneira pública na convenção estadual do partido em Pernambuco.

Durante a convenção, Bivar citou a possibilidade de uma aliança com o Podemos durante o primeiro turno para emplacar a senadora Soraya Thronicke (MS) como candidata do União Brasil. Soraya foi eleita durante as eleições de 2018 e ainda possui 4 anos de mandato. A senadora apoiou Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, mas virou crítica de seu governo, a ideia de sua campanha será criticar tanto o presidente como Lula (PT)

Luciano tentou fazer com que o partido apoiasse Lula na eleição presidencial, mas vários membros da União Brasil excluíram a possibilidade. Alguns integrantes, inclusive, já declararam apoio à reeleição de Bolsonaro.

A saída de Bivar da disputa teria ocorrido após negociações com Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o Luciano Bivar afirmou aos seus aliados que Lula indicou a possibilidade de apoiá-lo para presidência da Câmara em 2023.

Além disso, o apoio do ex-presidente permitiria uma aproximação com o PT e PSB para conseguir conquistar a reeleição como deputado federal. Isso porque no setor mais à direita, Fernando Coelho Filho e Mendonça Filho, ambos do União Brasil de Pernambuco, seriam mais bem votados do que Bivar.

Tags

Autor