Nova doença

Varíola dos macacos: ministro revela medida para enfrentamento ao surto, confira

Até o último domingo (31/07), o Brasil já registrava mais de 1300 casos da varíola dos macacos. A primeira morte ocorreu no dia 29 de julho, a vítima era um homem de 41 anos que estava internado em Belo Horizonte

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 01/08/2022 às 8:35
Notícia
X

Nesta segunda-feira (1), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou a informação de que o Brasil irá receber o antiviral “tecovirimat” para melhorar o enfrentamento ao “surto” de varíola dos macacos no país.

Segundo Queiroga, o medicamento será enviado por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O ministro apontou que o remédio será disponibilizado para os casos mais graves.

Esse medicamento está sendo utilizado de forma excepcional, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos considera que não há dados humanos que demonstrem a eficácia do medicamento no tratamento da varíola dos macacos.

Na última sexta-feira (29/07) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, relatou que a primeira remessa de vacinas contra a Monkeypox chegará em setembro. Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o foco da vacinação não é a imunização em massa, mas apenas direcionada para pessoas expostas a alguém contaminado ou que possuem alto risco de infecção.

Até o último domingo (31/07), o Brasil já registrava mais de 1300 casos da doença. A primeira morte ocorreu no dia 29 de julho, a vítima era um homem de 41 anos que estava internado em Belo Horizonte.

Tags

Autor