Ataques ao STF

Moraes pediu prisão preventiva para homem que ameaçou Lula e STF, confira

Ivan Rejane havia sido preso temporariamente no dia 22 de julho, em Belo Horizonte (MG).

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 01/08/2022 às 9:58
Notícia
X

Nesta segunda-feira (01), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou a prisão preventiva de Ivan Rejane Boa Pinto. Ivan ameaçou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros do STF. O pedido havia sido feito pela Polícia Federal (PF).

Ivan Rejane havia sido preso temporariamente no dia 22 de julho, em Belo Horizonte (MG). Sua prisão foi prorrogada por cinco dias na terça-feira da semana passada (25/07), após pedido da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR). A nova prisão ordenada por Moraes não possui prazo de duração.

Alexandre de Moraes definiu que a prisão preventiva é “a única medida capaz de garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal, especialmente com o prosseguimento da perícia técnica, capaz de apontar com maior precisão a extensão e níveis de atividade da associação criminosa que se investiga”. 

 

O ministro ainda ressaltou que “somente com a restrição de liberdade foi possível interromper a prática criminosa, pois o investigado no mesmo dia de sua prisão, divulgou vídeo com novos ataques ao Supremo Tribunal Federal, no qual debochou da possibilidade de ser preso”.

No domingo (31/07), a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, defendeu a transferência de Ivan para prisão domiciliar. Lindôra argumentou que uma tornozeleira eletrônica seria o “suficiente” para garantir a segurança da investigação realizada.

Relembre o caso

Durante a gravação de um vídeo para divulgar as manifestações de Jair Bolsonaro (PL) que ocorrerão no dia 7 de setembro deste ano, Ivan Rejane citou os nomes dos ministros do STF e relatou “Nós vamos pendurar vocês de cabeça para baixo”. Ele já havia sido candidato a vereador de Belo Horizonte pelo PSL (atualmente, União Brasil)

Já em outro vídeo, o homem xinga pelo nome os ministros do Supremo e manda que “Sumam do Brasil”.

Alexandre de Moraes pediu a apreensão de “armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos” que o homem possua. O ministro também mandou o Twitter, Youtube e Facebook bloquearem as contas do ex-candidato a vereador. Moraes também solicitou que o Telegram feche o grupo que Ivan Rejane administrava.

Tags

Autor