Segurança pública

TJPE vai contar com POLICIAMENTO OSTENSIVO em todos seus prédios, em Pernambuco

O policiamento ostensivo nos prédios do TJPE será realizado durante todo o expediente dos prédios, das 7h às 19h

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 02/08/2022 às 18:21 | Atualizado em 03/08/2022 às 18:00
Notícia
X

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informa que está ampliando o policiamento ostensivo para todos os prédios que integram o Judiciário estadual pernambucano.

O custo do investimento para a ampliação do policiamento corresponde a cerca de R$ 4 milhões por ano.

A partir desta terça-feira (2/8), os 179 prédios que compõem o TJPE contarão com policiais para atuar na segurança de servidores, magistrados, usuários da justiça e do jurisdicionado.

Até o momento, o policiamento no Tribunal alcançava 92 fóruns, aumentando o efetivo para mais 87, o que corresponde aos 179 prédios abrangidos pela segurança

A ampliação do policiamento no tribunal é resultado do plano de metas de segurança traçado pelo presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, ao assumir a gestão do biênio 2022/2024.

O policiamento será realizado durante todo o expediente dos prédios, das 7h às 19h.

“A expansão do policiamento atende a uma reivindicação antiga de servidores, magistrados e respectivos órgãos e associações de classe como Sindicato dos Servidores do Judiciário estadual (Sindjup) e Associação de Magistrados de Pernambuco (Amepe). É evidente que iríamos atender a um pleito factível e incontestável como esse a partir do momento em que vislumbramos a possibilidade de efetuá-lo", informou o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.

"É uma necessidade premente que precisava ser colocada em prática. Então, hoje é um dia para celebrarmos essa conquista importantíssima para a segurança de todos que trabalham no TJPE, para os que precisam frequentar os prédios como usuários da Justiça, e para o cidadão que recorre ao Judiciário”, afirmou.

O policiamento no TJPE é realizado atualmente por policiais da Assistência Policial Militar e Civil, por guardas militares da Polícia Militar, e por policiais militares que participam do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), lotados em todas as comarcas do Estado.

Esses últimos passam a integrar de forma mais efetiva o policiamento com a ampliação da segurança no Judiciário estadual pernambucano.

Segurança permanente

O Programa Jornada Extra de Segurança foi criado através do Decreto Estadual (DE) nº 21.858/99 e visava “suprir” a falta de efetivo de Policiais no Estado de Pernambuco.

No programa, os policiais realizam plantões extras para além da jornada de expediente ou plantão ordinário, na grande maioria das vezes para realizar serviços ordinários.

“A partir do trabalho dos policiais do PJES, que vão atuar principalmente no interior, é que foi possível ampliar o policiamento nos prédios do TJPE. Para apoiar em eventuais ocorrências nos prédios assistidos, os militares podem contar também com o apoio dos policiais de serviço nos batalhões do interior em que são lotados. Então é uma segurança muito mais efetiva e qualificada”, afirma o assistente chefe da Assistência Policial do TJPE, coronel Chusa Ferreira.

Participaram da solenidade magistrados que compõem a Comissão de Segurança Institucional, cujo o presidente é o desembargador Fausto Campos.

Estavam presentes os desembargadores Eudes Prazeres e Itabira Filho.

Também presentes à cerimônia o juiz Rodrigo Viana, da Comarca de Barreiros, e o assessor especial da Presidência, juiz Gleydson Lima, além do presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário estadual, Alcides Campelo.

Tags

Autor