Eleições 2022

PESQUISA ELEITORAL: Lula ou Bolsonaro? Qual o candidato de cada faixa etária?

Segundo os dados da Paraná Pesquisas, os números dos candidatos às eleições não estão como se imaginava, entenda o cenário entre Lula e Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 03/08/2022 às 7:02 | Atualizado em 03/08/2022 às 7:06
Notícia
X

Segundo as informações divulgadas pela Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (1), é possível observar como está a distribuição das intenções de voto para presidente por faixa etária

Muitos indivíduos pressupõem que as intenções de voto para essa eleição presidencial estão polarizados por faixa etária. Nessa lógica, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deteria a maior parte dos votos do público mais velho, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha o eleitorado jovem. 

Porém, segundo os dados do levantamento feito pela Paraná Pesquisas, a situação é diferente. A tabela da pesquisa eleitoral apresenta que Lula consegue ganhar em todas as faixas etárias da população paulista.

Veja mais >> Bolsonaro cresce na frente de Lula em maior colégio eleitoral do país

Bolsonaro e o petista estão tecnicamente empatados com o público de 45 a 59 anos, mas Lula possui uma oscilação mais positiva que Jair. Enquanto o ex-presidente detém 39,1% das intenções de voto nessa faixa etária, Bolsonaro possui 37,3%. Com uma distância de apenas 1,8 pontos percentuais, o índice de diferença na categoria é abaixo da margem de erro de 2,3%. 

O que mostra a pesquisa eleitoral com relação às outras idades? 

A Paraná Pesquisas apresenta vitória de Lula em todas as faixas etárias dos paulistas. A maior distância entre o ex-presidente e Bolsonaro é entre o público mais jovem, 43% dos eleitores de 16 a 24 anos pretende votar no petista, enquanto 31,1% tem a intenção de votar em Jair Bolsonaro. A diferença é de 11,9 pontos percentuais

A segunda maior distância é na faixa etária de 25 a 34 anos, 41,3% dos entrevistados afirmaram que irão votar em Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 33,7% consideram votar em Bolsonaro. A distância nas porcentagens de eleitores entre os dois principais candidatos é de 7,6. 

40,8% dos eleitores de 35 a 44 anos querem votar em Lula, enquanto 36,9% desejam votar em Jair Bolsonaro. A diferença entre os dois candidatos é de 3,9 na faixa etária. 

Quando se trata do público ainda mais velho (60 anos ou mais), Lula e Bolsonaro continuam com uma distância acima da margem de erro com 5,1 pontos percentuais de diferença. 42,2% das intenções de voto são para o ex-presidente, enquanto 37,1% pretendem votar no líder do Executivo. 

Sobre a Paraná Pesquisas 

A pesquisa ouviu 1880 eleitores pessoalmente entre os dias 25 e 28 de julho. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais e possui índice de 95% de confiança. Seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-03035/2022.

Tags

Autor