Eleições 2022

Filmar urnas? Confira fala surpreendente de Bolsonaro sobre eleições

Bolsonaro afirmou que o TSE não teria respondido sobre a proposta. De acordo com ele, não teria custo nenhum e teria só que "sortear os locais"

Imagem do autor
Cadastrado por

Antônio Gois

Publicado em 03/08/2022 às 11:45 | Atualizado em 03/08/2022 às 11:55
Notícia
X

Nesta terça-feira (2), em conversa com a rádio Gaíba, do Rio Grande do Sul, o presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve o discurso de que as urnas eletrônicas são passíveis de fraude.

A ideia dita por Bolsonaro, que teria sido apresentada pelas Forças Armadas para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de filmar pessoas votando e usar essas imagem como registro para conferir se a apuração foi correta.

"Não adianta você verificar a urna como eles querem uma semana antes. [Tem que ter] A verificação no dia das eleições. [...] Podemos pegar seiscentas urnas e checar nesse dia. São quase quinhentas mil no Brasil. É uma boa amostragem. E como é que é feito esse teste? As pessoas vão votando e sabendo que estão sendo filmadas", disse Bolsonaro.

ANTONIO AUGUSTO/ASCOM/TSE
PRAZO Após as convenções, as siglas terão até o dia 15 para registrar candidaturas - ANTONIO AUGUSTO/ASCOM/TSE

O presidente exemplificou: "'Olha, você vai ser filmado agora. Você quer votar aqui aleatoriamente em quem você quiser, independente da sua vontade, né?’. É esse ou aquele candidato, a pessoa topa, então elas são filmadas. E no final do dia, com esse filme pronto, você vê quem essa pessoa digitou".

No Brasil, segundo o artigo 14 da Constituição Federal de 1988, o voto é secreto.

Bolsonaro afirmou que o TSE não teria respondido sobre a proposta. De acordo com ele, não teria custo nenhum e teria só que "sortear os locais".

Tags

Autor