corrida eleitoral

PESQUISA ELEITORAL 2022 indica que Bolsonaro pode ter mais chances do que muitos imaginam?

Números da pesquisa Quaest foram divulgados nesta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 04/08/2022 às 0:14 | Atualizado em 04/08/2022 às 0:23
Notícia
X

A 14ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, mostra que a disputa pelo Palácio do Planalto está mais apertada, mas a reprovação ao governo Bosonaro recuou entre mulheres, em todas as regiões, faixas de renda, faixas etárias, níveis de escolaridade e religiões

A economia continua sendo considerada o principal problema do Brasil por 40% dos entrevistados, um índice que vem caindo gradualmente, assim como a expectativa de piora da situação econômica, que está em seu nível mais baixo.

A preocupação com a renda da família também recuou, de 44% para 40%.

Esta é a última pesquisa Quaest antes do início da propaganda eleitoral e do pagamento da primeira parcela do Auxílio Brasil.

Reprodução
Recorte da pesquisa Quaest - Reprodução

O Nordeste segue sendo a região onde Lula teria vitória mais folgada: 57% contra 22% de Bolsonaro. Em dois meses, a diferença entre os dois candidatos caiu de 53 para 35 pontos percentuais na região.

Na região Norte, o ex-presidente também perdeu terreno. Em junho tinha 59% das intenções de voto contra 22% de Bolsonaro, e agora tem 41%, contra 35% do presidente. Nas demais regiões, as oscilações foram menores.

As intenções de voto nos dois candidatos variaram de 1 a 3 pontos percentuais, praticamente dentro da margem de erro. No Sudeste, Lula tem 39% das intenções de voto contra 36 de Bolsonaro; no Sul, 40% contra 35%; no Centro-Oeste, também 40% contra 35%.

Simulação de segundo turno

Na simulação de segundo turno, o ex-presidente teria 51% dos votos, contra 37% de Bolsonaro. Isso significa que entre o primeiro e o segundo turno, Lula cresce 6 pontos percentuais, enquanto Bolsonaro sobe 5 pontos.

Eleitores indecisos somam 3%, mesmo patamar desde o início da pesquisa, enquanto 6% informaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não comparecer às urnas.

O índice de rejeição de Bolsonaro é de 55%, contra 44% de Lula. Ciro Gomes tem rejeição de 53%.

Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) teria 44% dos votos no primeiro turno, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro. A diferença entre os dois candidatos, de 12%, é a menor da série histórica iniciada em julho de 2021.

Considerando-se apenas os votos válidos, Lula teria 51% dos votos, vencendo no primeiro turno na margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação a janeiro, Lula oscilou de 45% para 44% das intenções, enquanto Bolsonaro subiu nove pontos percentuais, passando de 23% para 32%.Os outros candidatos, somados caíram de 19% para 10%.

Ciro Gomes (PDT), teve 5% das intenções de voto, com nova oscilação de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) mantiveram 2% de intenções de voto cada um, e Pablo Marçal (PROS), 1%. Os demais candidatos – Vera Lúcia, Eymael, Sofia Manzano, Felipe d´Ávila, Luciano Bivar e Leonardo Péricles – não pontuaram. Eleitores indecisos são 6%, mesmo percentual dos que pretendem votar nulo.

Detalhes técnicos

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 28 e 31 de julho, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

Tags

Autor