EXCLUSIVO

PRECATÓRIOS DO FUNDEF: Governo Paulo Câmara só pediu abertura da conta para pagar inativos semana passada

Nota do SINTEPE tentou culpar Governo Bolsonaro por atraso do pagamento dos professores do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 08/08/2022 às 16:45 | Atualizado em 09/08/2022 às 7:45
Notícia
X

Mais cedo, o SINTEPE, sindicato que representa os professores estaduais, emitiu nota, tentando atribuir ao Governo Federal (Advocacia Geral da União) a responsabilidade pelo atraso do pagamento dos precatórios do FUNDEF aos professores com vínculo do Governo de Pernambuco.

Tanto o SINTEPE, quanto o governador Paulo Câmara (PSB), divulgaram mais de uma nota oficial, afirmando que o pagamento dos professores com vínculo, inclusive os inativos, seria em 8 de agosto.

Contudo, desde julho, o Blog informava que o pagamento iria atrasar, por causa de uma burocracia na conta-corrente aberta pelo STF.

Todavia, as notas do Governo e do SINTEPE insistiam, contra os fatos, no pagamento já em 8 de agosto. O SINTEPE até tendou descredibilizar as matérias do Blog.

Pois bem.

A promessa do Governo de Pernambuco era que todos os professores com vínculo com o Estado, portanto também os professores aposentados, iriam começar a receber em 8 de agosto.

Para os professores ativos, a Secretaria Estadual de Esducação abriu a conta-corrente em julho, específica para os recursos do FUNDEF.

Todavia, para os professores inativos, a mesma providência demorou, segundo documentos oficiais, a ser tomada pelo Governo de Pernambuco.

Apesar da promessa de pagar aos professores inativos, que também tem vínculo com o Estado, em 8 de agosto (esta segunda-feira), o governo Paulo Câmara só pediu a abertura de uma nova conta-corrente para pagar aos professores aposentados em 3 de agosto (última quarta-feira).

A abertura da conta-corrente para a FUNAPE, que paga aos professores inativos, depende do gerente da Caixa Econômica Federal.

Reprodução
Documento oficial mostra data em que pedido de abertura de conta aconteceu - Reprodução

O Blog, com exclusividade, teve acesso ao documento que comprova que o Governo do Estado também demorou a adotar providências administrativas para pagar aos professores aposentados com vínculo na data prometida, em 8 de agosto.

Tags

Autor