Apoios para os candidatos ao Senado

PESQUISA ELEIÇÃO PE: padrinhos eleitorais melhoram disputa pelo Senado? Veja mais

A pesquisa Potencial analisou intenções de voto para o Senado citando as figuras políticas que apoiam os candidatos, veja os índices da pesquisa eleitoral para o pleito de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 10/08/2022 às 8:17
Notícia
X

A pesquisa Potencial divulgada nesta terça-feira (9) trouxe diversos cenários sobre as eleições 2022 em Pernambuco. Uma das análises realizadas foi sobre as intenções de voto para a vaga de Senado no Estado quando vinculados aos apoios políticos relevantes que os candidatos recebem. 

Quando vinculada ao nome do ex-presidente Lula (PT), o candidato ao Governo do Estado Danilo Cabral (PSB) e o atual governador Paulo Câmara (PSB), a deputada estadual Teresa Leitão (PT) consegue atingir 20,9% das intenções de voto. Uma oscilação positiva de 3%, comparado aos seus valores sem citar o nome de políticos que a apoiam. 

Em segundo lugar aparece Gilson Machado (PL) com o apoio de Jair Bolsonaro e Anderson Ferreira, candidatos também do PL. Com esse apoio Gilson conquista 3,3% a mais do que no modelo tradicional de questionário. O político possui 18,1% das intenções de voto nessa modalidade. 

Já o candidato André de Paula (PSD) consegue oscilar positivamente em 2,5% com o apoio da candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade). No estilo tradicional André possui 10,1%, quando vinculado ao nome de Marília possui 12,6%

O candidato Guilherme Coelho (PSDB) também oscila de maneira negativa em 1,1%, quando é citado o apoio da candidata à presidência Simone Tebet (MDB) e a candidata ao Governo de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB)

A oscilação negativa também ocorre com Carlos Andrade Lima (União Brasil), que na pesquisa estimulada comum possui 1,3% e com o vínculo aos nomes de Soraya Thronicke (União Brasil) e Miguel Coelho (União Brasil) tem apenas 0,9%. Uma diferença técnica de 0,4 pontos percentuais

Sobre a pesquisa Potencial 

A pesquisa entrevistou por telefone 1000 pessoas de todas as regiões do Estado de Pernambuco entre os dias 4 a 8 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais e seu nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números PE-06509/2022 e BR-05385/2022. 

Tags

Autor