Eleições 2022

Bolsonaro vai com tudo pra cima de Lula no TSE; entenda nova estratégia jurídica

Segundo o coordenador de campanha de Bolsonaro, as ações servem para frear as práticas de ilegalidades.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 10/08/2022 às 10:22 | Atualizado em 10/08/2022 às 11:56
Notícia
X

 A equipe de Bolsonaro mudou a estratégia de campanha e vai passar a acusar o petista de usar a "liberdade de expressão de forma equivocada", pois enquanto o presidente e seus aliados eram alvos de representações no tribunal eleitoral, Lula o criticava e a corte não reagia de forma equivalente.

Segundo Tarcísio Vieira de Carvalho, coordenador da equipe jurídica de Bolsonaro e ex-ministro do TSE, as ações no tribunal serviram para "frear as práticas de ilegalidades".

Ainda segundo o coordenador, o candidato Lula está atribuindo crimes como genocício e associação com milícia ao presidente Bolsonaro, e, por conta disto, elas foram protocoladas.

A escolha dele foi feita para tentar apaziguar as relações entre o Executivo e o Judiciário, visto que Ministros do TSE e STF são os principais personagens atacados por Bolsonaro nos discursos.

Além deles, as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral também sofrem ataques constantes vindo do presidente da República.

Entenda a reação

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estudava entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL), por conta dos ataques feitos pelo presidente à Suprema Corte e ao sistema eleitoral em encontro com embaixadores no Palácio da Alvorada.

O evento foi questionado pela oposição, no qual acusam Bolsonaro de fazer campanha eleitoral antecipada. Os ministros do TSE avaliam que tal ação não tem resultado nenhum.

Na prática, segundo a legislação eleitoral, só é possível punição pelo crime caso haja, explicitamente, pedido de voto, o que não ocorreu durante o encontro no Palácio.

 

Tags

Autor