Enfermeiros de Pernambuco sofrem

PISO DA ENFERMAGEM: enfermeiros de Pernambuco denunciam problemas graves, confira

Após a aprovação do Piso Nacional da Enfermagem, enfermeiros de Pernambuco denunciam diversos problemas nas empresas que trabalham, veja mais

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 11/08/2022 às 6:59
Notícia
X

Após a aprovação do Projeto de Lei (PL) que determina um piso nacional para os profissionais de enfermagem, enfermeiros de Pernambuco denunciam diversas irregularidades nas empresas que trabalham. 

CONFIRA TAMBÉM >> Paulo Câmara tenta manobra para adiar a implementação do Piso dos Enfermeiros

Entenda o que é o Piso Salarial Nacional da Enfermagem 

Na última semana (04/08) foi aprovado o PL 2564/2020 (mas com veto do presidente, confira) em que se criou o Piso Nacional da Enfermagem. Essa nova Lei Federal garante aos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiros uma base salarial.

O Piso da Enfermagem garante que o valor mínimo a ser pago é de R$4.750 para os enfermeiros e uma porcentagem desse valor para os técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiros. 

VEJA MAIS >> CONFIRA O PISO SALARIAL DE CADA PROFISSIONAL BENEFICIADO PELA PL DOS ENFERMEIROS 

Enfermeiros de Pernambuco denunciam problemas após a aprovação do Piso da Enfermagem 

Logo depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) aprovar a PL dos enfermeiros, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) começou a receber denúncias dos profissionais de enfermagem. 

A categoria indica que após a aprovação do Piso Salarial começaram a ocorrer demissões em massa, mudanças drásticas de contrato e assédio moral nos locais de trabalho. 

Com o objetivo de acompanhar a mudança para as novas regras e observar as denúncias recebidas, o Coren-PE decidiu formar uma Equipe de Transição. As reclamações contra essas irregularidades podem ser realizadas pelo site do Conselho. 

Problemas com enfermeiros após a aprovação do Piso da Enfermagem ferem as leis trabalhistas 

A realização de demissões em massa e as formas de assédio dentro do trabalho ferem as leis trabalhistas. Após a série de denúncias de problemas, o Coren-PE indicou que, em caso de irregularidades, os enfermeiros também procurem sindicatos profissionais e o Ministério Público do Trabalho.

O objetivo é que essas denúncias também sejam encaminhadas para justiça. O Conselho Regional de Pernambuco também relata que esses atos irregulares podem gerar déficit de profissionais, sobrecarregar os enfermeiros e gerar insegurança na realização do trabalho. Todos esses problemas vão contra as regras determinadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). 

Piso Salarial foi aprovado, veja mais informações: 

Tags

Autor