PISO SALARIAL

LEI DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM aumentará valor dos PLANOS DE SAÚDE? Veja o que diz o Coren

Empresas afirmam que aumento do piso salarial da categoria terá que será repassado aos consumidores

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 14/08/2022 às 10:39 | Atualizado em 14/08/2022 às 14:56
Notícia
X

A nova lei do Piso Salarial da Enfermagem, que aumentou o salário base da categoria para R$ 4.750, é motivo de preocupação entre instituições de saúde públicas e privadas, devido a um possível impacto financeiro no orçamento. Segundo a Confederação Nacional Saúde (CNSaúde), o aumento poderá ser repassado ao consumidor, ocasionando aumento de até 12% na mensalidade dos planos de saúde.

Entidades do segmento da saúde chegaram a entrar com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão do piso. A justificativa é de que a alta no orçamento implique na diminuição da capacidade de atendimento dos pacientes, especialmente entre famílias que precisam de assistência domiciliar, o home care.

Segundo as entidades, a medida também pode dificultar a manutenção de hospitais filantrópicos. A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, por exemplo, conseguiu liminar que garante que a unidade não pode ser punida pela não aplicação do piso. O motivo, segundo a Santa Casa, seria por onerosidade excessiva e imprevisível.

Em entrevista ao portal O Tempo, o Conselho Regional de Enfermagem em Minas Gerais (Coren-MG) afirmou que é um erro querer associar o aumento do piso a novos possíveis valores cobrados pelas operadoras.

A presidente do órgão, Maria do Socorro Pacheco Pena, diz que os planos possuem outros problemas graves que também demandam recursos, mas que as operadoras não podem usar o piso como justificativa para a alta na mensalidade.

“Os planos precisam começar a ver o que ocorre com eles. Porque hoje se for fazer uma busca com relação à assistência, vai ver várias reclamações. O Coren repudia qualquer afirmação do plano de saúde que seus aumentos tenham a ver com piso salarial da enfermagem, que sempre ganhou o mínimo possível. É a profissão mais explorada do Brasil”, disse Maria do Socorro.

Ainda de acordo com a presidente do órgão, a classe ainda aguarda a votação e aprovação de emenda da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) que estabelece as fontes de custeio para o piso salarial da enfermagem.

Piso Salarial da Enfermagem foi aprovado: veja detalhes

Tags

Autor