Mais emprego e renda

Maior frigorífico do Nordeste inicia abates nesta terça e será redenção para pecuária do Agreste

Abates da Masterboi em Canhotinho começam nesta terça-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/08/2022 às 18:05 | Atualizado em 15/08/2022 às 19:32
Notícia
X

A primeira planta industrial frigorífica da Masterboi no Nordeste foi inaugurada nesta segunda-feira, 15 de agosto, na cidade de Canhotinho, Agreste de Pernambuco, a 206 quilômetros da capital. A unidade informou que dará início ao abate animal nesta terça-feira, dia 16.

Instalado numa área de 111 hectares, com 21 mil metros quadrados de área construída, a Masterboi Canhotinho tem capacidade de abater 700 cabeças de gado por dia, além de ovinos, caprinos e suínos. Canhotinho foi escolhida por sua localização e pela oferta de água, fornecida pela Compesa. 

Redenção da pecuária de Pernambuco

A indústria disse que, com base em informações do Censo do IBGE e estudos realizados em parceria com o Sebrae, identificou, num raio de 500 quilômetros a partir da fábrica de Canhotinho, que Pernambuco possui a maior disponibilidade de gado do Nordeste, com um rebanho de 2,1 milhões de cabeças.

Em seguida vem o Ceará, com 1,9 milhão e a Paraíba, com 1 milhão de animais.

“Muitos pecuaristas da bacia leiteira pernambucana, no entorno de Canhotinho, já estão se adaptando para atender às nossas exigências sanitárias e de procedência legal, e investindo em gado nelore e zebuínos, boas raças para corte”, afirma o gerente da Masterboi, Edis Caetano.

"A chegada da unidade industrial a Pernambuco já começa a mobilizar os criadores da região. Embora o Nordeste seja o maior produtor de ovinos e caprinos do país, os criadores não contavam com uma estrutura de alta demanda de animais para abate. Para alcançar a plena capacidade no matadouro, a Masterboi irá incentivá-los a realizar mais investimentos em genética e nutrição animal para, desta forma, obterem maior rotatividade dos plantéis", disse a empresa.

Como ser fornecedor da Masterboi?

Para ser fornecedor da empresa, o produtor precisa comprovar inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Governo Federal, e cumprir a legislação de combate ao desmatamento ilegal; à sobreposição com unidades de conservação, terras indígenas ou quilombolas; embargos ambientais estaduais ou federais e ao trabalho análogo ao escravo.

São exigências oficiais que regem toda a cadeia de fornecedores da Masterboi. Os fornecedores inaptos serão orientados a se adequar às regras socioambientais da empresa, que procura apoiar os pecuaristas na jornada de regularização e requalificação, quando necessária.

Toda a operação dos frigoríficos Masterboi é acompanhada pelos fiscais do Serviço de Inspeção Federal (SIF), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Já certificada pelo SIF, a unidade de Canhotinho trabalha com uma equipe do MAPA, formada por fiscal e onze agentes da inspeção, acompanhando a operação e inspecionando todas as etapas, do recebimento do gado até a nota de saída da carga.

Pandemia não atrapalhou construção da Masterboi

"A terraplanagem começou em 2020 e veio a pandemia, mas não paramos nenhum dia. E o que era sonho virou realidade ", disse o presidente do grupo, Nelson Bezerra, durante a cerimônia de inauguração.

Nelson Bezerra agradeceu todo empenho do governador Paulo Câmara, que colocou todos os órgãos à disposição da Masterboi, e agradeceu também à família Porto, representada pelo deputado estadual pernambucano, Álvaro Porto.

A empresa, fundada há 22 anos, mantém sua sede no Recife e está entre os maiores frigoríficos do país, com duas unidades industriais na Região Norte - uma em Nova Olinda, no Tocantins; e outra em São Geraldo do Araguaia, no Pará.

Tags

Autor