pressão eleitoral

Conselho de Fonoaudiologia publica carta compromisso para candidatos ao governo e Senado

O objetivo da carta é buscar com efetividade o compromisso em atender as propostas que buscam promover a Fonoaudiologia

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 17/08/2022 às 16:57 | Atualizado em 17/08/2022 às 17:38
Notícia
X

De forma inédita, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono 4), apresentou uma Carta-Compromisso destinada a todos os candidatos que vão disputar as Eleições de 2022 para os cargos de Governador e Senador nos cinco estados desta jurisdição - Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

De acordo com o presidente Cleiton Miguel, o objetivo é buscar com efetividade o compromisso em atender as propostas que buscam promover a Fonoaudiologia.

Os candidatos interessados em assumir o compromisso público com a Fonoaudiologia devem assinar a Carta-Compromisso disponível no site e enviar para o e-mail [email protected]. A pedido da Diretoria do 9º Colegiado, o Assessor Parlamentar do Crefono 4, Rennan Carllos, vai convidar os candidatos a assinarem presencialmente a carta nos cinco estados.

"Através desse documento, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região visa garantir a inserção do fonoaudiólogo junto ao planejamento em políticas públicas e nas equipes de saúde, pois trata-se de uma função de fundamental importância para promover, prevenir, reabilitar e aperfeiçoar a comunicação humana".

"A Fonoaudiologia nas suas diversas especialidades, atua nas fases de vida do neonatal ao idoso. Diante disso, lutamos para a ampliação da cobertura assistencial da Fonoaudiologia à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), preferencialmente via concurso público, para todos os programas do SUS relacionados à saúde da comunicação humana, no qual o CREFONO-4 se dispõe a atuar como órgão consultivo", disse o presidente do Crefono 4, Cleiton Miguel da Silva.

CARTA-COMPROMISSO

Requeremos então, candidatos (as), a análise das sugestões descritas abaixo a serem contempladas em seu plano governamental.

1- Criar e propor legislações que demandem a contratação de Fonoaudiólogos pelas Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Criança e Juventude dentre outras;

2- Implantar o programa de Saúde Vocal para servidor público estadual;

3- Inserir o fonoaudiólogo em atividade plena no âmbito educacional seja público ou privado que visa o interesse social;

4- Ampliar a assistência fonoaudiológica nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com a inserção do fonoaudiólogo a cada 10 (dez) leitos, nos serviços públicos ou privado conveniado, conforme determinação Anvisa Nº 07 de 24/02/2010;

5- Cumprimento da Lei 12.303/2010, que trata sobre o “Teste da Orelhinha”, seja um direito, assegurado a todos os recém-nascidos, seja na esfera pública ou rede conveniada realizado por fonoaudiólogos;

6- Cumprimento da Lei 12.003/2014, que trata sobre o “Teste da Linguinha” seja um direito, garantido a todos os recém-nascidos na esfera pública ou rede conveniada.

Tags

Autor