Cadeira vazia

Danilo Cabral critica Marília Arraes por não estar indo a debates

A recusa a debates é um prejuízo à democracia, diz adversário de Marília

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 02/09/2022 às 9:09 | Atualizado em 02/09/2022 às 9:09
Notícia
X

O primeiro debate transmitido por emissoras de TV, rádio e plataformas de internet e realizado entre os candidatos a governador de Pernambuco foi ao ar nesta quinta-feira (1) pela TV Nova, Rádio Cultura e Diário de Pernambuco, às 21h30. Em busca de polarização com a adversária, o candidato do PSB cobrou de Marília Arraes.

"Em Pernambuco, os debates desta eleição de 2022 para governador vêm reunindo os principais candidatos da disputa; e quase todos têm participado também de sabatinas. Destaca-se, contudo, a repetida ausência da candidata Marília Arraes (Solidariedade) nesses espaços de diálogo nos veículos de comunicação. A um mês da eleição, até agora, Marília não esteve em um só debate com os demais candidatos. A possibilidade de realização de debates por veículos de imprensa está prevista na lei nº 9.504/97", afirma a assessoria do candidato do PSB.

"Os debates em emissoras de televisão e rádios entre candidatos de chapas majoritárias ao governo estadual ou à Presidência são meios imprescindíveis para o eleitor se informar sobre os concorrentes, conhecerem cada um e suas respectivas propostas. Evitar debates, recusar convites com frequência ou desistir de convites pode resultar em prejuízo para o processo democrático e para o eleitor. Esta é a opinião de muitos cientistas políticos".

Na defesa da tese, a equipe do candidato de situação recorreu até a um artigo assinado por Gabriela Rölke e publicado pela Revista IstoÉ em junho deste ano, que faz uma síntese da importância dos debates. O texto diz que “o debate pressupõe a democracia e a democracia pressupõe o debate, e nessa dinâmica dá-se ao eleitor, de forma republicana, a possibilidade de ele conhecer os programas políticos daqueles que pleiteiam a investidura de mandatos”.

O mesmo artigo rememora a história dos debates políticos no mundo, que ganhou força em 1960, nos EUA, quando o canal CBS reuniu o democrata John Kennedy e o republicano e favorito Richard Nixon. Naquela ocasião, Kennedy saiu-se mais eficiente de tal forma que muitos americanos dizem que ele foi eleito no dia 26 de setembro, data do debate, e não do dia 8 de novembro, data da votação.

Tags

Autor