Transporte público

Expansão do Metrô do Recife: Confira os detalhes do Trecho Werneck – Tancredo

Blog de Jamildo segue detalhando o projeto de expansão do metrô do Recife, elaborado ainda 2017 e tem como principal objetivo abrir novos trechos. Por falta de vontade política, expansão ficou no papel e prejudica população

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Jamildo Melo

Publicado em 07/09/2022 às 9:13 | Atualizado em 07/09/2022 às 17:08
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Na segunda-feira, Sindimetrô e entidades da sociedade civil discutiram em um evento no Recife a recuperação do Metrô do Recife, em crise permanente. No evento, funcionários da CBTU apresentaram um estudo, ainda de 2017, sobre a expansão do sistema.

Por falta de vontade política, nunca saiu do papel. Sempre com exclusividade, o Blog de Jamildo tem detalhado os investimentos necessários à expansão. Em ano de eleição, os candidatos a governador fariam bem em apreciar o plano.

O Metrô do Recife é uma estatal federal, mas a oposição acusa o governo do Estado pela crise.

Nesta terça-feira, o blog mostrou inicialmente as intervenções que beneficiariam o Recife antigo e a área central. O projeto prevê a chegada dos trilhos até Paulista, na zona norte e uma das áreas mais populosas, sem atendimento de transportes. "Os lobistas dos ônibus estão rangendo os dentes", afirma uma fonte do blog no setor de mobilidade.

O trecho Werneck – Tancredo Neves tem 8 estações, sendo duas que seriam reformadas (Tancredo Neves e Aeroporto) e 6 para serem construídas. Com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) – elétrico e uma extensão do traçado de 6,9 km.

O trecho fica em um dos principais pontos de integração de transportes da Zona Sul do Recife.
As estações ajudariam no trajeto, aumentando as estações e deslocando os usuários para outros locais importantes e próximos ao Aeroporto.

CUSTO ESTIMADO DE IMPLANTAÇÃO

O custo estimado de implantação em agosto de 2017, era de R$ 207.000.000,00 (convertidos em dólares no valor da época, $ 3,14, custo de $ 65.923.566,00). Atualizados para hoje, com o valor atual do dólar de $ 5,15 / Perfaz em R$ 340.824.840,00. Obs: Custos só poderão ser precisados após a elaboração do Projeto Básico e do Projeto Executivo.

Confira as estações do trecho

  • Estação Werneck
  • Estação José Rufino
  • Estação Caçote
  • Estação Dom Hélder
  • Estação IPSEP
  • Estação HUB
  • Estação Mascarenhas
  • Estação Trancredo Neves (seria reformada)
  • Estação Aeroporto (seria reformada)

Descrição do traçado: Parte do lado Oeste da Estação Tancredo Neves, segue elevado à esquerda ao lado do Geraldão, cruzando a Av. Mascarenhas de Moraes. Converge à esquerda, ainda elevado, pela Rua Gonçalves de Magalhães sentido Av. Recife. Desce ao nível do solo e alinha-se com a Av. Recife, seguindo às margens do Aeroporto até a Av. Dom Helder Câmara, onde alcança a linha existente que segue até Werneck, passando pelos bairros Caçote e Areias.

Estudo Preliminar das estações para  trecho Werneck-Tancredo

  • Desenvolvidos 2 tipos de estações, um em nível e o outro elevado, de acordo com o traçado proposto e a possibilidade de implantação do traçado na malha urbana;
  • Ampliação/ adaptação das estações existentes (Werneck e Tancredo Neves) para atender a linha projetada;
  • Estações totalmente acessíveis, de acordo com a NBR 9050:2015, Norma Brasileira que estabelece critérios para Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos;
  • Possuem saguão principal, bilheteria, bloqueios e plataformas de embarque e desembarque.

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