Eleições 2022

TSE diz que NÃO há acordo com exército para apuração de votos nas eleições

Comunicado veio depois que foi divulgado que membros do exército fariam a apuração paralela ao mesmo tempo que a que já é feita pelos órgãos eleitorais.

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Melo

Publicado em 12/09/2022 às 10:55 | Atualizado em 12/09/2022 às 11:09
Notícia
X

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nota nesta segunda-feira (12) falando que as Forças Armadas não terão participação na contagem de voto das eleições de outubro. O comunicado veio depois que foi divulgado que membros do exército fariam a apuração paralela ao mesmo tempo que a que já é feita pelos órgãos eleitorais. 

"O TSE reitera informação amplamente divulgada em junho passado sobre a contagem de votos, a partir da somatória dos BUs, ser possível há várias eleições e que para o pleito deste ano, foi implementada a novidade de publicação dos boletins de urnas pela rede mundial de computadores, após o encerramento da votação para acesso amplo e irrestrito de todas as entidades fiscalizadoras e do público em geral", declarou o TSE em nota.

O TSE já havia dito anteriormente que qualquer pessoa pode fazer uma apuração paralela dos votos, a partir dos boletins de urnas (BUs) emitidos após o fim da votação. Este ano os boletins também estarão disponíveis na internet para que o acesso à apuração seja mais facilitada para todos.

 

Tags

Autor