Expansão do Metrô do Recife: Confira os detalhes do Trecho Cajueiro Seco – Terminal Macaxeira
Após a divulgação dos detalhes do projeto, candidatos tem se manifestado. Miguel Coelho defendeu transferência para o Estado. Na rádio Jornal, nesta terça-feira, Danilo Cabral fez a mesma promessa
Dando sequência a série especial que o Blog do Jamildo traz com exclusividade, o estudo da CBTU lista um quarto trecho que poderia ampliar as opções de transporte dos moradores da Zona Norte do Recife, sendo um dos mais aguardados e importantes para beneficiar milhares de trabalhadores que dependem do transporte público.
A discussão pública foi levantada pelo sindicato dos metroviários, em uma reunião com universidades locais e entidades civis. No evento, os técnicos da CBTU apresentou um estudo de 2017 sobre as possibilidades de expansão do sistema. O interesse dos empregados é mostrar que o sistema é viável, de modo a brecar uma eventual privatização.
O governo do Estado estava negociando a estadualização, mas acabou interrompendo as negociações com o BNDES por conta do período eleitoral. Nesta semana, diante da crise nas operações, o governo federal repassou R$ 10 milhões para ações emergenciais no sistema.
No quarto trecho de expansão do metrô, aparece o trajeto Cajueiro Seco – Terminal Macaxeira, que possibilitaria a interligação do Terminal da Macaxeira (Avenida Norte) com o Terminal Integrado (trem - ônibus) de Cajueiro Seco (Linha Sul), ao longo da BR-101, ainda com a possibilidade de integração no Terminal do Barro (Linha Centro), atendendo ainda no seu percurso pontos de demanda significativa.
As estações atravessariam um trecho importante do Recife. Confira as estações
- Avenida Caxangá;
- Cidade Universitária;
- CEASA;
- Muribeca (área significativa de expansão logística e residencial)
Diferente dos demais trechos, esse seria operado via metrô e uma extensão do traçado de 19,8 km com 5 trens e intervalo de 12 minutos.
CUSTO ESTIMADO DE IMPLANTAÇÃO HOJE É DE R$ 3.310.509.554,00
O custo estimado de implantação em agosto de 2017, era de R$ 1.980.000.000,00 (convertidos em dólares no valor da época, $ 3,14, custo de $ 630.573.248,00). Atualizados para hoje, com o valor atual do dólar de $ 5,25 / Perfaz em R$ 3.310.509.554,00.
No entanto, conforme a CBTU, os custos só poderão ser precisados após a elaboração do Projeto Básico e do Projeto Executivo.