Transporte público

Expansão do Metrô do Recife: Confira os detalhes do Trecho Rodoviária – São Lourenço

Projeto técnico da CBTU, de 2007, já falava nas possibilidades de expansão do Metrô do Recife, mas falta de vontade política mantém população mais humilde refém dos ônibus

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 15/09/2022 às 9:34 | Atualizado em 15/09/2022 às 10:30
Notícia
X

O sindicato dos Metroviários de Pernambuco, em evento com universidades locais, apresentou publicamente um estudo da CBTU, de 2017, sobre o projeto de expansão do Metrô do Recife, nunca tirado do papel por falta de vontade política. Em ano de eleição nacional e estadual, o tema ganhou relevância e ao menos os candidatos tem se posicionado sobre o problema do transporte público.

Dando sequência a série especial o Blog do Jamildo traz com exclusividade, nesta quinta, o quinto trecho que está em estudos iniciais, podendo ampliar as opções de transporte para o município de São Lourenço da Mata, integrando ainda mais os municípios da Região Metropolitana do Recife e beneficiando milhares de trabalhadores que dependem do transporte público.

Objeto de expansão desde a implantação do trecho em direção à Camaragibe, o traçado não foi implantado por falta de recursos.

De acordo com os técnicos, a implantação desse trecho seria uma solução para o problema de mobilidade urbana para o acesso à Arena de Pernambuco, com a facilidade de ocupar o trecho ferroviário desativado (Linha Tronco Norte) pertencente à Transnordestina Logística.

Com a população estimada em 114.910 habitantes, segundo números do IBGE 2021, São Lourenço não possui Terminal Integrado de ônibus, o que faz os moradores passarem quase duas horas nos ônibus até chegar ao Recife. Tempo que seria cortado em mais da metade, caso o trecho foi efetivado e beneficiaria mais de 100 mil pessoas.

Operado via metrô e uma extensão do traçado de 12,3 km que ligaria da estação rodoviária (já existente) até o município de São Lourenço da Mata.

CUSTO ESTIMADO DE IMPLANTAÇÃO

O custo estimado de implantação em agosto de 2017, era de R$ 1.230.000.000,00 (convertidos em dólares no valor da época, $ 3,14, custo de $ 391.719.745,00). Atualizados para hoje, com o valor atual do dólar de $ 5,18 / Perfaz em R$ 2.029.108.280,00. Obs: Custos só poderão ser precisados após a elaboração do Projeto Básico e do Projeto Executivo.

Tags

Autor