Eleições 2022

Lulaflix: site tem impulsionamento suspenso pelo TSE; confira os detalhes

Nesta tarde (28) o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por unanimidade, impedir que o impulsionamento do site pago por Bolsonaro chamado "Lulaflix"

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 28/09/2022 às 16:30
Notícia
X

Nesta tarde (28) o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por unanimidade, impedir que o impulsionamento do site pago por Bolsonaro chamado "Lulaflix".

O site foi criado pela campanha de Jair Bolsonaro (PL) com o objetivo de atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as eleições deste ano.

A decisão do Tribunal acompanhou a relatora do caso, a ministra Maria Claudia Bucchianeri. A decisão alegou que a página era utilizada exclusivamente para veiculação de publicidade negativa sobre Lula, o que não é permitido pela lei eleitoral.

Além deste argumento, o fato da página também não estar listada como uma página feita pela campanha de Bolsonaro.

O site foi criado no dia 30 de agosto e tem estampado "conheça a verdade sobre o presidiário". Apesar
da campanha de Lula já ter solicitado remoção do conteúdo, o site ainda está no ar.

"Determinei que fosse informado que se trata de um site oficial de campanha, uma obrigação que não tinha sido cumprida, e, dessa forma, proibi o impulsionamento dessa página, porque, na linha da jurisprudência [do TSE], é um site que é puramente negativo a Lula. Agrego aqui também que, na providência cautelar, precisa constar que se trata de uma página oficial de campanha, para que o cidadão usuário, quando for consumir o conteúdo, saiba que é uma propaganda eleitoral com todas as clivagens ideológicas referentes [ao adversário político]", afirmou a ministra

A página também foi divulgada em formato de anúncio do Google, com o título “Dossiê sobre a vida do Lula”. O valor gasto foi de R$ 10 mil a R$ 15 mil, e visualizada entre 30 e 35 mil vezes de acordo com o Google.

ELEIÇÕES 2022: O que pode ou não pode nas eleições?

Tags

Autor