Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022: Sérgio Moro é eleito Senador pelo Paraná; confira os dados

O ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro foi eleito Senador pelo estado do Paraná.

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson, Eduarda Melo

Publicado em 02/10/2022 às 20:06 | Atualizado em 03/10/2022 às 13:27
Notícia
X

A apuração dos votos no Estado do Paraná mostram que o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (UB) foi
eleito Senador da República com 33,50%, com 100% das urnas apuradas. 

Moro teve uma campanha de embates com seu principal rival, Álvaro Dias (Podemos), que ficou em terceiro lugar com 23,94% dos votos.

Em segundo, ficou o candidato do Partido Liberal (PL), Paulo Martins, com 29,12% dos votos.

Confira os dados:

  • Moro (UB): 33,50%
  • Paulo (PL): 29,12%
  • Álvaro (Podemos): 23,94%

PERFIL DE SÉRGIO MORO 

Sergio Moro, 50 anos, nasceu em Maringá, no estado do Paraná. Graduado em direito, foi juiz federal, professor universitário e ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Chegou a ser juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento do caso do Mensalão.

Ganhou destaque nacional durante o julgamento da operação Lava Jato, que julgou crimes de corrupção na Petrobras e Odebrecht. Foi nessa operação que o ex-presidente Lula foi preso pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Posteriormente, a condenação foi anulada pois o então juiz Sérgio Moro foi considerado parcial em sua conduta.

Como ministro do Justiça, uma de suas principais promessas era o "pacote anticrimes", que tinha como proposta o enrijecimento da legislação penal.

Em 2020, Sergio Moro se demitiu do comando do Ministério da Justiça, após acusar Jair Bolsonaro de ter cometido interferência política no comando da Policia Federal.

No inicio do ano, Moro era um dos principais nomes cotados para concorrer à presidência da república pelo Podemos, porém desistiu do cargo. O ex-juiz saiu do partido e filiou-se ao União Brasil e anunciou sua candidatura ao senado.

Em setembro o Tribunal Superior Eleitoral determinou uma operação de busca e apreensão na casa de Sergio Moro, por irregularidades no material de campanha.

Sua campanha foi marcada pelas criticas ao Partido dos Trabalhadores, em especial o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-ministro também prometeu combater a corrupção caso seja eleito.

ELEIÇÕES 2022: APURAÇÃO AO VIVO dos VOTOS no PRIMEIRO TURNO

Tags

Autor