ELEIÇÕES

Horário eleitoral segundo turno: quando começa o horário político na TV e no rádio

Segundo turno das Eleições 2022 também tem horário político dos candidatos à presidência e governo estadual

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 04/10/2022 às 12:03
Notícia
X

As Eleições 2022 serão resolvidas em segundo turno para o cargo de presidente da República, e em 12 estados também para governador. Nesta segunda etapa da votação, que acontece no dia 30 de outubro, os candidatos também têm direito à propaganda eleitoral na TV e no rádio.

Quando começa o horário político na TV e no rádio

De acordo com a Lei nº 9.504 de 1997, do Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio é obrigatória durante o período de campanha.

No segundo turno, o horário eleitoral gratuito começa no próximo dia 7 de outubro de 2022, uma sexta-feira, e vai até o dia 28 de outubro de 2022, também sexta-feira — dois dias antes da segunda etapa da votação.

As propagandas serão distribuídas em dois blocos diários, de segunda a sábado, em horários distintos na televisão e no rádio. Confira a seguir.

Horário político segundo turno no Rádio

No rádio, o horário político será exibido das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20. Os primeiros 10 minutos serão destinados aos candidatos à presidência da República, sendo cinco minutos para cada. Nos outros 10 minutos serão exibidas as peças da disputa pelo Governo do Estado, também com cinco minutos para cada.

O candidato que obteve maior votação será o primeiro a se apresentar, alternando nos dias seguintes.

Horário político segundo turno na TV

Na televisão, a transmissão o horário político do segundo turno acontecerá das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50. Assim como no rádio, os 10 primeiros minutos serão destinados aos candidatos à presidência, enquanto os outros 10 ficam para os candidatos ao governo, sendo cinco minutos para cada.

O candidato mais votado também é o primeiro a ser exibido, seguindo ordem de alternância nos dias seguintes.

Além do programa eleitoral, as emissoras devem reservar 25 minutos por cargo da sua programação para exibir inserções, de segunda a domingo. Esses anúncios devem ter de 30 a 60 segundos, sendo veiculados ao longo do dia.

Posso votar no segundo turno das eleições se não votei no primeiro?

Tags

Autor