segundo turno

Ao lado dos petistas, Marília Arraes admite receber apoio do PSB

Com 23% dos votos, quase empatada com Raquel Lyra, a candidata Marília Arraes arregimenta novos aliados para o segundo turno

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 07/10/2022 às 13:14 | Atualizado em 07/10/2022 às 14:18
Notícia
X

No domingo passado, no calor da emoção com a vitória histórica, derrotando o PSB após 16 anos de hegemonia, a candidata do Solidariedade, Marília Arraes, afirmou que não queria o apoio dos socialistas. Nesta sexta-feira, depois de ser contemplada com o apoio do PT, antigo partido, além de um aceno do PSB com a ajuda de Lula, a candidata mudou o discurso.

Na coletiva que acabou ainda há pouco, no Recife, Marília Arraes admitiu que pode receber o apoio dos antigos adversários na reta final do segundo turno. Ficou evidente que sua estratégia é apresentar-se como uma renovação aos 16 anos de governo do PSB.

Mais cedo, antes da coletiva, de forma envergonhada, uma nota do PSB informava que aceitaria dar apoio à Marília Arraes se fosse uma indicação de Lula.

"O cenário é outro, em relação ao domingo... o momento político do Brasil exige um novo nivel de maturidade. A prioridade é vencer o fascismo", afirmou Marília Arraes, depois de ter minimizado críticas e divergências com os antigos aliados.

"Temos que olhar para a frente. Quem olha pelo retrovisor, acaba batendo com o carro. Temos que olhar para a frente. Temos que esquecer divergências, até porque elas são menores do que o aspecto macro da polítca nacional hoje", disse citando episódios da eleição passada.

Na fala, Marília Arraes disse que não teve discussão de espaços ou cargos com os aliados como PDT, mas que ela chamaria o PT para contribuir com seu governo, sem dúvida.

Nesta sexta-feira, o PT de Pernambuco realiza uma coletiva de imprensa para anunciar apoio a Marília Arraes. Ela aparece ao lado do senador Humberto Costa, do PT. A campanha conjunta começa no Derby, com bandeiraço. "Estamos aqui olhando para a frente, para o futuro de Pernambuco", disse Humberto Costa.

Mais cedo, a senadora eleita Teresa Leitão foi visitada pelos petistas e Marília, uma vez que ela está em casa recuperando de uma cirurgia na perna.

Tiago Calazans/Divulgação
Marília Arraes e Teresa Leitão voltaram a ser as melhores amigas - Tiago Calazans/Divulgação

Marília Arraes recebe o apoio de Teresa Leitão

A primeira senadora eleita do Estado, Teresa Leitão, declarou, nesta sexta, 7, seu apoio à candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes. Aos 70 anos, Teresa está em seu quinto mandato na Assembleia Legislativa e se elegeu no último domingo com 2.061.276 votos, o equivalente a 46,12% dos votos válidos.

Teresa e Marília se reencontraram na casa da senadora eleita, antes do anúncio oficial do apoio do PT à candidatura da neta de Miguel Arraes. A senadora se recupera de uma cirurgia no fêmur, fraturado em um acidente na véspera do primeiro turno das eleições.

Participaram do encontro o senador Humberto Costa, os deputados estaduais Doriel Barros (presidente estadual do Partido dos Trabalhadores) e João Paulo Lima e Silva, o deputado federal Carlos Veras, além dos dirigentes da legenda no Estado Sérgio Goyanna e Pedro Alcântara.

“Nós estamos do mesmo lado: o lado de Lula, o lado da democracia, o lado do Nordeste, o lado de quem cuida dos que mais precisam. Vamos vencer as eleições porque não há mais espaço para neutralidade. Lugar de governadora não é em cima do muro”, disse Marília, ao lado de Teresa.

Tags

Autor