ELEIÇÕES 2022

Governador do Tocantins declara apoio a Bolsonaro no segundo turno; saiba quem

O pronunciamento foi feito durante uma reunião em um hotel em Palmas. A reunião contou com senadores, deputados federais e estaduais do Tocantins, além do ex-ministro do turismo Gilson Machado

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 17/10/2022 às 16:37 | Atualizado em 17/10/2022 às 16:45
Notícia
X

Na manhã desta segunda-feira (17), o governador do Tocantins, Wanderley Barbosa (Republicanos), e toda sua Base, declararam apoio ao Presidente Bolsonaro(PL) no segundo turno.

O pronunciamento foi feito durante uma reunião em um hotel em Palmas. A reunião contou com senadores, deputados federais e estaduais do Tocantins, além do ex-ministro do turismo Gilson Machado.

Segundo o Portal do G1, o governador não tem previsão até o momento de um encontro com Bolsonaro.

Em meio ao discurso em que explicou a sua decisão, Barbosa afirmou que conversou com empresários do agronegócio e isto o fez apoiar o presidente, pois, de acordo com ele, é a melhor opção para a geração de empregos e economia.

“Eu tenho que atuar pela minha família, pela sociedade Tocantinense e pelo Brasil. Eu declaro o meu voto para o presidente Bolsonaro”, disse.

Neutralidade de posicionamento

O governador do Tocantins declarou apoio a um candidato na disputa pelo Planalto pela primeira vez.

No primeiro turno ele se manteve neutro, e declarou que “não poderia pedir voto a um candidato que estava apoiando outra pessoa para o governo do Tocantins”, porque segundo ele tinha “amor próprio”.

Esta foi uma referência do apoio do presidente a Ronaldo Dimas (PL).

Depois de ser reeleito, Barbosa disse durante entrevista a TV Anhanguera, no dia 3 de outubro, que pretendia trabalhar junto com quem ganhasse, porém que ainda iria pensar sobre declarar apoio a um candidato.

Votos no Tocantins

No primeiro turno dessas eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 379.194 votos (44%) do estado, mas foi derrotado pelo ex-presidente Lula (PT), com 434.303 dos votos, cerca de 50,40%.

Tags

Autor