Riomar

RIOMAR realiza 1ª EXPO PRETA; confira os detalhes do evento

O evento que ocorre entre os dias 17 a 20 de novembro e tem o objetivo de visibilizar o trabalho de afroempreendedoras e afroempreendedores locais.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 16/11/2022 às 15:04 | Atualizado em 18/11/2022 às 17:09
Notícia
X

O Riomar promove a 1ª Expo Preta, evento que ocorre entre os dias 17 a 20 de novembro e tem o objetivo de visibilizar o trabalho de afroempreendedoras e afroempreendedores locais.

Os 18 expositores do evento contam com 11 mulheres das comunidades do Pina, Brasília Teimosa e Ilha de Deus, que comercializarão seus produtos no piso L3 das 12h às 22h na sexta e sábado e das 12h às 21h no domingo.

Heudes Regis/Divulgação
Patrícia Souza, da Maré Moda, participa da Expo Preta, apostando em estamparia artesanal de tecidos com motivos botânicos - Heudes Regis/Divulgação

"A participacao na mostra vai permitir um contato direto com o publico e o consumidor. Estar no evento nos deixa potentes nao so economicamente, mas como pessoas", diz a artista visual, grafiteira e designer Patricia Souza, que vai apresentar a colecao Linhas Botanicas, da sua marca Mare Moda.

 

Diviulgação
Miqueline Batista, da A Famosinha das Tranças, participa da Expo Preta, no RioMar - Diviulgação

"Quem mora na comunidade enfrenta muito preconceito. Ao participar de uma mostra em um shopping como o RioMar, as pessoas têm a chance de saber que os nossos produtos e serviços têm qualidade, independente de onde a gente venha. Nossa luta é para que nos valorizem e paguem o preço justo", afirma Geiseane Gomes, a Negralinda.

No sábado (19/11), celebra-se o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, enquanto o domingo (20/11) é marcado pelo Dia da Consciência Negra.

São datas importantes para evidenciar e valorizar a luta e o potencial criativo das mulheres negras empreendedoras, que historicamente contribuem de forma essencial para a economia do Brasil.

Horários da 1ª Expo Preta

  • Abertura - 17 de novembro - no Teatro Riomar com participação de Nina Silva empreendedora considerada a Mulher Mais Disruptiva do Mundo e fundadora do Movimento Black Money, e Manoela Alves, diretora executiva do Instituto Enegrecer.

DIVULGAÇÃO
PRETA Fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva, vem ao evento - DIVULGAÇÃO

A conversa é mediada pela jornalista da TV Globo Maristela Niz. Também haverá shows de Barbarize e de Toni Garrido e banda.

DIVULGAÇÃO
Tonny Garrido na 1ª Expo Preta, no RioMar Recife, - DIVULGAÇÃO

  • 18, 19 e 20 de novembro - vários painés de conteúdo e apresentações artísticas. 

Ingressos à venda

Os ingressos já estão à venda por R$ 15 (meia entrada) e R$ 30 (inteira), na bilheteria do teatro ou através do site UHUU. CLIQUE AQUI

Conheça as Empreendedoras

Beatriz Sales - Fisioterapia Integrativa / @beatrizsales.fisio - Contato: 98186-2998

A fisioterapia integrativa tem como objetivo entender todas as causas de adoecimento do organismo e tratar sem prejudicar a saúde. Nesta feira, Beatriz vai trazer para expor o material de avaliação e alguns dos recursos e produtos que utiliza como terapêutica.

Cleyse Amaral - Lady Cya / Moda StreetwearLady Cya / @lady.cya - Contato: 99222-3168

Cleyse Amaral já sonhava em atuar na área de moda e empreender dentro desse universo desde os 15 anos. Mergulhou de cabeça no universo da moda, passou a costurar, modelar e criar designers que dão vida a blusas, calças, vestidos, shorts e muitas outras peças de roupas. Cleyse se identifica como modelo independente e afroempreendedora. Suas criações seguem as nuances da moda urbana, apostando na pegada mais underground.

Francielly Lopes Ferreira - Espaço Fran Ferreira Unhas e Penteados / @espaco_franferreira - Contato: 98956-6474

Jovem da Brasília Teimosa que trabalha com tranças nagô, unhas naturais e SPA dos pés.

Geiseane Gomes - Bistrô Negralinda / @chefenegralindaoficial - Contato: 99946-1334

A Chef Negralinda é a Presidente do Instituto Negralinda. Nascida e criada na comunidade pesqueira da Ilha de Deus, a ex-pescadora e marisqueira é reconhecida chef de cozinha, empreendedora social no ramo de gastronomia do mangue e sócia proprietária do Bistrô Negralinda.

Luana Cristina Souza de Oliveira - Voar Moda Praia / @luvoar - Contato: 98459-3824

Jovem, mulher, encantada pela pauta da sustentabilidade, encontrou-se empreendedora no desenvolvimento de produtos com materiais biodegradáveis.

Em linha com seu espaço de vivência (bairro de Brasília Teimosa), busca em parceria com instituições do território, auxiliar na formação de mulheres jovens e contribuir com a economia local.

Luciana Silva - Moda Mangue / Biojóias - @modamanguebiojoias - Contato: 98514-5526

Engajada com as pautas sociais, em especial as que envolvem o bairro de Brasília Teimosa, e preocupada com o princípio de beneficiar o próximo, Luciana Silva criou, em 2018, a Moda Mangue Biojoias.

A empresa trabalha com a criação de joias, tendo como matéria-prima escamas de peixe. Seu principal objetivo é gerar renda às mães solo de Brasília Teimosa, que colaboraram com a montagem das peças da marca.

Milena Araújo - Nails Designer / Unha em gel - @milenaaraujonails - Contato: 99482-0924

Apaixonada pelo que faz, iniciou as atividades de Nails Design por necessidade, mas não se vê realizando outra coisa. Com seu amor pela função, tem uma técnica sempre aprimorada e refinada, que é validada pela enorme satisfação de suas clientes.

Mulher negra periférica, encontrou no empreendedorismo, com os serviços de manicure, o campo de transformação social.

Miqueline Batista - A Famosinha das Tranças / @afamosinhadastrancas - Contato: 98489-7064

Mulher negra, 27 anos, moradora do bairro de Brasília Teimosa, aprendeu a arte de trançar cabelos com a mãe, que aprendeu com a sua avó.

A ancestralidade da técnica afro vem garantido seu sustento há 15 anos. A Famosinha das Tranças, como é conhecida, desponta como uma das mais talentosas da cidade do Recife.

Patrícia Souza - Maré Moda / @mare_clothing - Contato: 99722-3145

Patrícia ferve em criatividade. Sua vivência em espaços diversos e sua convivência com comunidades reforçam a sua vocação. Esse jeito de fazer moda se revela não apenas na produção de roupas, mas oferece um estilo especial para quem ama estar conectado com pautas sustentáveis.

Risoneide Nunes - Mytella Design / Biojóias - @mytelladesign_ - Contato: 99292-0862

Professora de geografia e encantada por construir novas perspectivas com a juventude, Riso (como é conhecida pelas alunas e alunos) inova com a criação de peças a partir da casca do marisco.

Como perspectiva de solução para esse descarte, surgem as biojoias, que hoje são a matriz da marca Mytella. As peças carregam a união entre beleza e preservação do meio ambiente.

Yaani Inay - Artes Visuais / Grafite / @inay.dlx - Contato: 99537-1318

Travesti não binária, 24 anos, criada em Maranguape 1 (Paulista-PE), grafiteira e estudante de artes visuais pelo IFPE. Integra o Coletivo Cabras, Crew Pixe Girls e o coletivo Pão e Tinta.

Reside em Brasília Teimosa, local onde realiza estudos e perambula pelas ruas, retomando sua ancestralidade e direito à cidade.

RioMar Recife realiza 1ª Expo Preta; Confira os detalhes do evento

Tags

Autor