Transição

TRANSIÇÃO: grupo de mulheres vai divulgar desmonte feito pela gestão de DAMARES; confira os detalhes

Senadora eleita em 2022, Damares era ministra da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 29/11/2022 às 17:24
Notícia
X

Em reunião com a futura primeira-dama, Rosangela Silva, a Janja, o grupo de transição do governo que debate os temas relacionados às mulheres informou que vão enviar um relatório onde consta o desmonte orçamentário, institucional e atos que retiraram os direitos das mulheres.

Damares Alves (Republicanos), agora senadora eleita, era ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Segundo Ana Clara Ferrari, relatora do grupo, a LOA (Lei Orçamentária Anual) mostrou que o orçamento direcionado para a pasta das Mulheres era de R$ 236 milhões em 2015 e a previsão para 2023 é de apenas, R$ 23 milhões:

"Hoje a política para as mulheres conta com menos de 10% do orçamento que o Ministério da área tinha em 2015".

Um dos pontos criticados pelo grupo é o fato do Ministério ter se transformado numa Secretaria, e que, dentre outros pontos, vão informar o que o governo Bolsonaro não fez pelas Mulheres.

Ana Clara lembra do projeto "Mulher Viver sem Violência", criado em 2013 no governo Dilma Rousseff (PT) que auxiliava vítimas de violência além de dar suporte psicossocial e de saúde:

"...foi decepado pelo ministério da Damares, que tirou as principais estruturas que capacitavam a defesa da vida das mulheres".

EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE LULA é a MAIOR DA HISTÓRIA

Tags

Autor