Pelé

PELÉ já foi MINISTRO dos Esportes de FHC? Entenda situação

Depois de notícias sobre o estado de saúde de Pelé, relembre sua trajetória na política brasileira. Pelé já foi ministro dos Esportes no Governo FHC? Entenda situação

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 03/12/2022 às 14:11 | Atualizado em 29/12/2022 às 16:28
X

Neste sábado (03), foi divulgado pela Folha de São Paulo que o ex-jogador Pelé interrompeu seu tratamento quimioterápico contra um câncer no intestino e que está apenas em cuidados paliativos. No início de 2022 foram identificadas metástases no fígado, pulmão e fígado do "Rei do Futebol". 

Com esse quadro, o público vem se preocupando com a saúde de Pelé e procurando saber sobre seus 82 anos de vida, um dos pontos pouco falados sobre o craque, é sua trajetória na política brasileira.

Conheça envolvimento de PELÉ na Política; craque foi MINISTRO do governo FHC por 3 anos

 

Reprodução
Pelé foi ministro no Governo FHC entre 1995 e 1998; veja trajetória política do Rei do Futebol - Reprodução

Entre os anos de 1995 e 1998, Pelé foi ministro dos Esportes do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Após sua saída, o ministério foi extinto, com alguns setores sendo agregados ao Ministério da Educação (MEC)

Um dos principais focos da sua gestão como Ministro dos Esportes foi modernizar o futebol e assegurar direitos trabalhistas para os atletas profissionais.

Pelé conseguiu ter uma lei sancionada pelo governo, a Lei Pelé, em 25 de março de 1998. A medida garantia que a figura do passe nos contratos de jogadores de futebol fosse extinta em três anos. A medida foi criticada pelo, até então, presidente da Fifa, João Havelange.

A regra buscava forçar a profissionalização do futebol de clubes, com essa lógica, as associações passaram a pagar imposto de renda. 

Antes de sua atuação mais direta na política, Pelé foi utilizado como símbolo para ditadura militar com a terceira vitória brasileira na Copa de 1970. 

Desde a saída da gestão FHC, Pelé vem se mantendo distante da política, o que é tratado no documentário "Pelé" produzido pela Netflix. Durante o longa Pelé declara:

 "Tivemos alguns problemas durante a minha carreira porque os caras misturaram política com futebol (…) Quando aceitei trabalhar com Fernando Henrique Cardoso como ministro do Esporte eu aceitei porque achava que era momento de ajudar o Brasil e tal, e graças a Deus deu tudo certo, foi maravilhoso para mim."

Entenda situação de saúde de PELÉ

A apuração da Folha indica que o jogador está em cuidados paliativo exclusivos, medidas para garantir conforto e alívio da dor em pacientes com condições potencialmente mortais. Pelé foi internado nesta terça-feira (29/11) após um quadro de inchaço generalizado. Desde setembro de 2021 que o craque vem tratando um tumor de cólon.

A filha de Pelé, Kely Nascimento, minimizou o quadro de saúde do pai e declarou que ele está apenas regulando medicamentos e que "não tem surpresa, nem emergência".

ATUALIZAÇÃO: Morre o REI PELÉ aos 82 anos

O rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu hoje (29) aos 82 anos em decorrência de um câncer generalizado.

Pelé foi um dos jogadores mais importantes de todos os tempos e vinha lutando contra um câncer no intestino. Nas últimas semanas, ele estava apenas em cuidados paliativos.

Pelé: Rei do Futebol casou no Recife (Pernambuco) em 1994

Tags

Autor