Lei Padre Julio Lancellotti

Lei Padre Júlio Lancellotti: prefeito João Campos sanciona lei no Recife; confira

Hoje (16), o Congresso Nacional derrubou o veto dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o projeto de Lei 488/2021, conhecido como Lei Padre Júlio Lancellotti.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 16/12/2022 às 17:09 | Atualizado em 16/12/2022 às 17:10
X

Hoje (16), o Congresso Nacional derrubou o veto dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o projeto de Lei 488/2021, conhecido como Lei Padre Júlio Lancellotti.

Bolsonaro alegou que a medida interferia no planejamento da política urbana e causava insegurança jurídica.

O placar da decisão foi de 60 votos a favor e 4 contra e com isso, a lei será promulgada.

Os quatro votos contra foram dos senadores: Flávio Bolsonaro (PL), Carlos Portinho (PL), Eduardo Girão (Podemos) e Carlos Viana (PL).

Reprodução
Padre Julio Lancellotti - Reprodução

O que diz a Lei Padre Júlio Lancellotti?

A proposta veda o uso de materiais ou estruturas para afastar pessoas em situação de rua, a popularmente chamada de "arquitetura hostil".

 

REPRODUÇÃO
Padre Júlio Lancellotti foi um dos precursores do debate sobre a arquitetura hostil, quando, em meio à pandemia da covid-19, retirou a marretadas vários blocos de pedras pontiagudas afixados pela Prefeitura de São Paulo - REPRODUÇÃO

A autoria é do senador Fabiano Contarato (PT) e leva o nome do Padre Júlio por conta do seu trabalho com as pessoas de rua na cidade de São Paulo.

Recife no combate à arquitetura hostil

Nesta sexta-feira (16), o prefeito do Recife, João Campos (PSB) sancionou o projeto de Lei da vereadora Liana Cirne (PT) que proíbe a utilização de técnicas hostis de arquitetura.

“É uma atitude de aversão aos pobres. Eles querem que essas pessoas, consideradas indesejadas por um grupo da sociedade, sejam afastadas da cidade. Mas agora, essa prática é proibida no Recife. Sermos a primeira capital do Brasil a combater a arquitetura hostil nos enche de orgulho”, explicou a vereadora Liana Cirne.

 

Anderson Stevens
Liana Cirne e João Campos sancionando o projeto de lei Padre Júlio Lancellotti. - Anderson Stevens

O prefeito João Campos destaca que a lei chega para integrar a política de atenção à população no município.

“Somos uma cidade acolhedora, e agora temos a salvaguarda jurídica para que a arquitetura do Recife demonstre esse sentimento. Essa medida é mais um avanço na defesa da população de rua, somando-se à Política Municipal de Atenção Integral à População em Situação de Rua”.

 

Anderson Stevens
Liana Cirne e João Campos sancionando o projeto de lei Padre Júlio Lancellotti. - Anderson Stevens

Homenageado pela lei, que leva seu nome, o padre Júlio Lancellotti participou da cerimônia de sanção da lei por chamada.

 

Anderson Stevens
Padre Júlio Lancellotti em ligação com Liana Cirne sobre a Lei sancionada hoje. - Anderson Stevens

Na ocasião ele agradeceu a iniciativa e destacou a sua importância para o País. "O Recife é a primeira capital brasileira a ter uma lei como essa. E isso é um exemplo para o Brasil”,afirmou.

Tags

Autor