BOLSONARO ESTADOS UNIDOS

Bolsonaro viaja hoje (30/12) para os Estados Unidos; saiba como será a viagem do presidente nesta sexta

Bolsonaro viaja para o exterior ainda nesta sexta-feira; veja destino do presidente

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 30/12/2022 às 7:42
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro deve viajar nesta sexta-feira (30) para os Estados Unidos. Há dois dias, rumores apontam que ele deve ir para a Flórida passar a virada do ano. O objetivo, entre outras coisas, é não estar no Brasil para passar a faixa para Lula na cerimônia de posse.

As informações sobre a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos começaram a surgir na quarta-feira (29), quando uma portaria publicada no Diário Oficial da União liberava uma sargento do Exército para fazer a segurança presidencial em Miami, naquela data.

Ontem, um avião da FAB também decolou da Base Aérea de Brasília em direção a Orlando, aumentando os rumores da viagem presidencial. Uma equipe da segurança do presidente estava na aeronave para realizar os preparativos da chegada de Jair.

Até então, a viagem de Bolsonaro não havia sido confirmada. O Congresso também não foi comunicado oficialmente sobre a ausência de Jair. Nestes casos, o parlamento deve ser informado para que o vice, Mourão, tome posse interinamente.

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos hoje?

Esta sexta-feira (30) é a "data limite" informada pelos aliados de Bolsonaro. Era previsto que ele viajasse entre a última quarta-feira e hoje. Como não decolou nos dias anteriores, é provável que ele finalmente pise em solo norte-americano ainda hoje.

Além de evitar a posse de Lula, em 1º de janeiro, o objetivo da viagem é tirar um período sabático para descansar a imagem. Ele pretende ficar um ou dois meses no exterior.

O passeio também tem motivo político: Bolsonaro espera que, estando distante, não seja retaliado juridicamente por atos cometidos durante os quatro anos de mandato, segundo aliados.

De acordo com Natuza Nery, da GloboNews, essa possibilidade, por enquanto, é descartada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Sendo assim, Bolsonaro não "corre risco" de ser preso, pelo menos neste primeiro momento.

Bolsonaro viajou para o exterior com a família?

Conforme anunciado anteriormente, Bolsonaro viajará para os Estados Unidos sem a companhia da família. Isso porque, segundo conversas internas, ele estaria passando por uma crise conjugal com a primeira-dama Michelle, que deve viajar em aeronave separada, junto a Laurinha.

O presidente tem duas opções de estadia no país estrangeiro: pessoas próximas afirmam que ele ficará na casa de amigos, enquanto outras dizem que ele ficará num resort de Donald Trump em Palm Beach.

O filho Carlos Bolsonaro já está nos Estados Unidos, e pode haver um encontro com o pai. A enteada Letícia Firmo, filha mais velha de Michelle, embarcou ontem para Orlando em um voo comercial.

Flávio e Eduardo Bolsonaro não devem viajar para os Estados Unidos. Eles passaram o Natal no Brasil com suas respectivas famílias e devem permanecer no país para o reveillón.

Bolsonaro viaja para os EUA: saiba o que o presidente vai fazer lá

Tags

Autor