Trabalho

MINISTRO de LULA quer ACABAR com SAQUE ANIVERSÁRIO do FGTS em 2023? Veja situação

Ministro do Trabalho de Lula quer acabar com o saque-aniversário do FGTS? Entenda situação com o saque-aniversário e confira proposta de Luiz Marinho para melhorar situação de trabalhadores brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 04/01/2023 às 11:25 | Atualizado em 05/01/2023 às 7:45
Notícia
X

Nesta terça-feira (03), após sua posse como ministro do Trabalho, Luiz Marinho deu uma entrevista ao jornal O Globo em que falou sobre seus planos para ajudar na vida do trabalhador brasileiro. 

Um dos tópicos que ganharam destaque sobre o assunto foi a declaração de Luiz Marinho sobre querer acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS ). 

ESTA MATÉRIA SOBRE SAQUE ANIVERSÁRIO FGTS CONTÉM: 

  • O que é saque aniversário do FGTS 
  • Declaração de Luiz Marinho sobre acabar com o saque aniversário do FGTS 
  • Outras promessas do ministro do Trabalho 

SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS: ENTENDA O QUE É

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade instituída no Governo de Jair Bolsonaro (PL) em que o trabalhador pode escolher receber uma parte do seu Fundo de Garantia a cada ano, durante o mês de seu aniversário. 

Pessoas que escolhem essa modalidade em vez da maneira tradicional, não têm acesso ao valor integral em caso de demissão. Com o saque-aniversário, o indivíduo vai retirar sua poupança aos poucos, diminuindo a quantia que irá ganhar se sofrer uma demissão.

Essa modalidade já existe desde 2019. Cerca de 28,6 milhões de trabalhadores aderiram ao saque-aniversário. No total, esse grupo saca em média R$ 12 bilhões por ano. 

SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS NA MIRA DE MINISTRO DE LULA 

Segundo Luiz Marinho, um de seus planos para o futuro do Ministério do Trabalho, é acabar com o saque-aniversário do FGTS. O ministro chamou a modalidade de "irresponsável e criminosa" ao afirmar que o uso anual do Fundo de Garantia faz com que "quando o cidadão precisar dele, não tem". 

Marinho também apontou que a modalidade do saque-aniversário do FGTS já foi alvo de reclamações de trabalhadores, que quando são demitidos não tem dinheiro suficiente no Fundo de Garantia. O ministro defende que o FGTS seja utilizado apenas em uma eventual demissão, para que o indivíduo tenha amparo financeiro

A ideia é que o dinheiro do FGTS também seja utilizado como ferramenta de investimento para que possa "aumentar ainda mais o Fundo e beneficiar os cotistas". 

ALÉM DO FIM DO SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS, MARINHO FAZ PROMESSAS PARA MINISTÉRIO DO TRABALHO

Marinho não só falou sobre acabar com o saque-aniversário do FGTS ou em retomar o uso do Fundo de Garantia como mecanismo de investimento, mas também prometeu que o salário mínimo terá aumento real em sua gestão e que um de seus maiores focos será a geração de empregos. 

VEJA OS NOMES DOS NOVOS MINISTROS ANUNCIADOS POR LULA

Tags

Autor