atos contra a democracia

Movimento Brasil Competitivo e outras entidades repudiam atos terroristas

Grupos radicais invadiram Brasília neste domingo e depredaram sede dos três poderes

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 09/01/2023 às 15:09 | Atualizado em 09/01/2023 às 15:16
Notícia
X

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) repudia veementemente os atos terroristas ocorridos nesse domingo, 8 de janeiro de 2023, com a invasão, depredação e destruição do patrimônio público no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Esperamos que todos os fatos sejam apurados, os culpados identificados e punidos com o rigor da lei o mais rápido possível pelos atos de destruição aos espaços que simbolizam a nossa democracia.

O MBC é contra qualquer ação de violência e reitera o apoio irrestrito ao Estado Democrático de Direito.

Sobre o Movimento Brasil Competitivo

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) é uma organização da sociedade civil, apartidária, que une os setores público e privado, investindo e fomentando no país um ambiente mais competitivo, replicando boas práticas e elaborando projetos para um Estado melhor.

Fenae defende democracia e repudia atos terroristas contra o Brasil

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), que sempre defendeu o banco público com caráter social, além dos direitos dos trabalhadores, vem a público repudiar as cenas de terrorismo registradas em Brasília neste domingo (8), com a invasão das sedes dos três Poderes seguidas de depredações ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF. Os atos golpistas agridem frontalmente a democracia, os pilares da República, o Estado de Direito e a Nação brasileira.

A Fenae exige que os responsáveis pelos atos de violência contra a democracia brasileira sejam identificados e punidos, no rigor da lei. Responsabilidades também devem ser imputadas às autoridades do DF, coniventes com os ataques. Defendemos, incondicionalmente, o Estado democrático de direito e convocamos todas as entidades do movimento associativo, além das organizações do movimento sindical e social, a também defenderem as regras democráticas no país.

Não aceitamos retrocessos na democracia e tampouco tentativas de golpe. Com a eleição do presidente Lula, o Brasil entrou no clima da esperança e da reconstrução, pilares da defesa da democracia. A Fenae assume o compromisso de esforçar-se para reerguer o edifício de direitos e valores nacionais, com a urgência que o momento requer.O Brasil precisa voltar a ser dono de si mesmo e do seu destino. Precisa, aliás, atuar como um país soberano, conforme prevê a Constituição de 1988.

Para a Fenae, mais do que uma forma de governo, a democracia é a possibilidade do convívio entre diferentes, servindo ainda como parâmetro moral e ético para o bem maior do país e do coletivo. Não vamos nos calar diante da barbárie e do terrorismo.


Não ao golpismo! O Brasil não cederá ao terrorismo! Em defesa da democracia e do Estado de Direito! Em defesa da vontade do povo brasileiro!

DIRETORIA EXECUTIVA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DO PESSOAL DA CAIXA ECOÔMICA FEDERAL (FENAE)

Nota de Repúdio aos atos inaceitáveis contra a democracia - ADB/Sindical

A Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB/Sindical) repudia com veemência os atos terroristas ocorridos ontem (8/1), nas sedes dos três Poderes, em Brasília (DF). Esses atos inaceitáveis comprometeram gravemente a manutenção da ordem pública, além de representar um vil ataque à democracia brasileira e depredação das sedes das instituições na capital do País, que há 35 anos está inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo sua conservação para as gerações atuais e futuras dever de toda a humanidade.

Os gravíssimos crimes cometidos no domingo afastam-se dos preceitos constitucionais da liberdade de expressão e manifestação pacífica, constituindo-se em verdadeira afronta ao Estado Democrático de Direito e à democracia brasileira, construída ao longo dos anos com o esforço, dedicação e sacrifício do povo brasileiro.

Como representantes do Brasil no exterior, agradecemos as manifestações de solidariedade recebidas por parte dos mais diversos líderes mundiais, organizações internacionais, além das mídias nacionais e internacionais, cujo propósito é o de levar informação verdadeira e esclarecimento às pessoas acerca de fatos relevantes.

Esperamos que tentativas de subversão da vontade soberana do eleitor, por meio da violência e da destruição, não mais tenham continuidade. Apesar de cenas lamentáveis de destruição, acompanhadas com atenção por todo o mundo, as instituições brasileiras reafirmaram sua vigilância e solidez.

Que a paz seja prontamente restabelecida e os responsáveis sejam penalizados, conforme a Lei.

Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB/Sindical)

NOTA DE REPÚDIO

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), representante de grandes operadoras de planos e seguros privados de saúde do país, manifesta o seu total repúdio às ações antidemocráticas que culminaram na invasão e depredação dos edifícios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal no último domingo, 8 de janeiro de 2023.

Também presta apoio às instituições que, igualmente, se posicionaram publicamente contra tais atos de vandalismo, tal qual o Fórum de Dirigentes de Agências Reguladoras Federais, liderado pelo presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello.

A violência e o desrespeito às instituições não condizem com uma Nação que precisa urgentemente promover mais segurança e bem-estar à sua população, em especial no âmbito da Saúde.

Manoel Peres
Presidente da FenaSaúde

Vera Valente
Diretora-executiva da FenaSaúde

Tags

Autor