MENTIRA

É FALSO que idosa morreu após ser presa por invasão em Brasília; veja nota da Polícia Federal

Boato que idosa morreu é falso e está sendo compartilhado por bolsonaristas

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 10/01/2023 às 8:18
Notícia
X

Um boato que circula nas redes sociais afirma que uma idosa bolsonarista morreu na sede da Polícia Federal após ser presa pela PF por participar dos atos terroristas em Brasília, no último domingo (8). A informação é falsa.

A fake news está sendo compartilhada especialmente dentro da bolha bolsonarista desde a noite de ontem, e diz que a senhora teria morrido no ginásio da Polícia Federal, onde estão presos os golpistas participantes dos atos terroristas.

A informação contém uma foto falsa de uma idosa, extraída de banco de imagem online, e foi citada até pela deputada bolsonarista Bia Kicis no plenário da Câmara dos Deputados, que falsamente afirmou que teria confirmado a informação com a OAB — o que é mentira.

Nas redes, bolsonaristas compartilham a informação como se fosse verdade, acompanhada de mensagens de luto e de declarações golpistas de que a sede da PF seria um "campo de concentração".

FOTO DE MODELO

O primeiro indício de que a mensagem é falsa é a foto utilizada na mensagem. A imagem mostra uma idosa sorridente com as mãos no rosto.

Por meio de uma rápida pesquisa na Internet, é possível descobrir que a foto usada na fake news é de uma modelo, e pode ser baixada em banco de imagem gratuito por qualquer pessoa.

POLÍCIA FEDERAL DESMENTE

Na noite de ontem, a Polícia Federal emitiu uma nota oficial desmentindo o boato.

"A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia", diz o comunicado.

PRESOS EM BRASÍLIA

Segundo o Metrópoles, além da Polícia Federal, a secretaria de Saúde do Distrito Federal também desmentiu qualquer informação sobre mortes no ginásio da PF.

Ao todo, 1,2 mil pessoas foram detidas até a tarde de ontem. A maioria estava no acampamento que estava montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Eles foram levados à PF em um comboio de 50 ônibus.

INVASÕES em BRASÍLIA: Novas IMAGENS mostram 'CENÁRIO de GUERRA'

Tags

Autor