E-sPORTS

ANA MOSER: ministra dos Esportes dá DECLARAÇÃO POLÊMICA sobre e-sports e jogos eletrônicos

Ministra Ana Moser falou sobre e-sports e campeonatos de jogos eletrônicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 10/01/2023 às 12:57
Notícia
X

A ministra dos Esportes do Governo Lula, Ana Moser, deu uma declaração polêmica sobre os e-Sports, os jogos eletrônicos de competição. Na visão da gestora, esse tipo de atividade é "entretenimento", e não esporte.

A declaração foi dada em entrevista ao UOL nesta terça-feira (10). Ela também afirmou que, por este motivo, não pretende investir nos esportes eletrônicos.

"A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento", argumentou.

Outra justificativa dada pela ministra é de que os jogos eletrônicos não são imprevisíveis. "Eles são desenhados por uma programação digital, cibernética, se tornando fechada, diferente do esporte".

ANA MOSER E-SPORTS

Ainda na entrevista, ela falou sobre a luta que travou para não incluir os e-sports na lista de esportes oficiais, impedindo que praticantes recebam Bolsa Atleta e outros incentivos federais, por exemplo.

"Não tenho essa intenção [de investir nisso]. A gente lutou ano passado a frente da Atletas pelo Brasil, fizemos uma ação muito forte junto ao legislativo para o texto da lei geral não ser aberto o suficiente para ter o encaixe dos esportes eletrônicos", comentou.

"O texto está lá protegendo o esporte raiz. A definição de esporte tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco", disse a ministra.

REPERCUSSÃO

Nas redes sociais, muitas pessoas apoiaram Ana Moser em sua declaração. Por outro lado, alguns se mostraram contrários à posição da ministra, e defenderam os jogos eletrônicos. Confira algumas manifestações.

ASSISTA NA ÍNTEGRA

 

 

Tags

Autor