Saúde

LULA sugere ação internacional na OMS para garantir saúde Yanomami

Carlos Gadelha, representante do Ministério da Saúde, comentou os planos do governo durante um discurso no Conselho Executivo da OMS, em Genebra, na manhã desta segunda-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Melo

Publicado em 30/01/2023 às 10:25 | Atualizado em 30/01/2023 às 10:28
Notícia
X

O governo Lula possui uma proposta para que seja realizada uma ação internacional com finalidade de garantir a saúde dos povos indígenas, após a crise sanitária do povo Yanomami.

O texto da resolução sobre a saúde dos povos indígenas já começou a ser planejado, mas só deve ser votado a partir de maio, segundo reportagem do UOL.

MINISTÉRIO DA SAÚDE NO COSELHO EXECUTIVO DA OMS

Carlos Gadelha, representante do Ministério da Saúde, comentou os planos do governo durante um discurso no Conselho Executivo da OMS, em Genebra, na manhã desta segunda-feira.

De acordo com Gadelha, o governo Lula irá "apresentar uma resolução sobre a saúde dos povos indígenas, um tema nunca antes abordado diretamente pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo de garantir seu direito à saúde, de acordo com suas próprias exigências e sob sua própria administração".

Gadelha também pediu apoio para que a resolução recebesse o devido reconhecimento.

"Contamos com o apoio de outros estados membros, da OMS, assim como de outras organizações internacionais e de todas as outras que se preocupam em não deixar ninguém para trás a fim de dar o devido reconhecimento a esta importante questão que tem sido tão frequentemente negligenciada", disse Gadelha.

O representante do Ministério da Saúde, que é comandando por Nísia Trindade, destacou no seu discurso que a saúde é uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

"A saúde é uma prioridade da administração do Presidente Lula, considerada como uma força motriz do desenvolvimento que reúne as dimensões social, econômica e ambiental", afirmou.

Assim como BOLSONARO, LULA põe em SIGILO dados sobre FESTA de POSSE

Tags

Autor