TABAJARA

"OPERAÇÃO TABAJARA": Moraes desdenha da tentativa de golpe revelada por Marcos Do Val

Ministro chamou o plano orquestrado contra ele de "ridículo"

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 03/02/2023 às 9:33 | Atualizado em 03/02/2023 às 9:36
Notícia
X

O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, confirmou que o senador Marcos do Val o procurou, em dezembro, para revelar uma tentativa de golpe orquestrada pelo ex-deputado Daniel Silveira, com participação do ex-presidente Jair Bolsonaro. O magistrado desdenhou do plano traçado contra ele.

Moraes fez a confirmação nesta sexta-feira (3) durante palestra na Brazil Conference, do Lide, em Lisboa. Segundo Vera Magalhães, de O Globo, o ministro participa de forma remota, transmitindo a partir do Brasil.

"O que ele disse foi que o deputado Daniel Silveira o teria procurado e que teria participado de uma reunião com o então presidente da República e a ideia genial que tiveram foi colocar uma escuta para que o senador me gravasse e, a partir dessa gravação, pudessem solicitar a minha retirada da presidência dos inquéritos", contou o ministro.

De acordo com Vera, Moraes falou que Do Val teria tratado o caso como "questão de inteligência", e que não estava disposto a tornar o relato oficial por meio de um depoimento.

"É essa exatamente a operação tabajara que mostra o ridículo a que chegamos na tentativa de um golpe de Estado no Brasil", afirmou Moraes.

O ministro ainda negou a nova versão contada por Marcos do Val de que teria conversado com ele antes do encontro com Bolsonaro e Daniel Silveira. Ele reforçou que a única conversa que teve com o senador aconteceu no Salão Branco do STF.

Na ocasião, segundo Do Val, o encontro durou entre 5 e 10 minutos e o ministro respondeu assustado: "Não acredito".

TABAJARA SIGNIFICADO; O QUE É OPERAÇÃO TABAJARA

A gíria "tabajara" é destinada a soluções pouco eficazes para determinada função. É usada de maneira pejorativa para classificar pessoas que falam besteira ou praticam ações estabanadas.

O termo ganhou popularidade nos anos 2000 ao dar nome a uma fictícia organização industrial do programa Casseta & Planeta. As Organizações Tabajara eram uma empresa que fabricava produtos que supostamente resolveriam qualquer problema, mas com pouca ou nenhuma utilidade real.

Tabajara também é o nome de uma etnia indígena que habita a Paraíba e o Piauí.

Tags

Autor