COACH DA CAMPARI

THIAGO SCHUTZ: Coach acusado de ameaçar atriz é bolsonarista? Veja relação do "red pill" com Bolsonaro

"Coach da Campari" é bolsonarista? Entenda o que é "red pill" e veja relação de Thiago Schutz com Bolsonaro

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 28/02/2023 às 8:42 | Atualizado em 28/02/2023 às 8:59
Notícia
X

O coach Thiago Schutz, que ficou conhecido nas redes sociais como "Coach da Campari", virou notícia nos últimos dias após ser acusado de ameaçar uma atriz de morte por causa de uma sátira que ela fez de um vídeo dele.

O homem, que se intitula escritor, faz parte da comunidade "red pill", que deturpa um conceito extraído do fimle Matrix para tentar mostrar uma suposta "superioridade masculina" sobre as mulheres.

Esse movimento é bastante difundido nas redes sociais entre a direita e extrema-direita. Mas afinal, Thiago Schutz é bolsonarista? Entenda a seguir.

Coach da Campari

Thiago Schutz se intitula escritor e afirma ser autor de best-seller de autoconhecimento e autoajuda. Além disso, cobra mais de R$ 2 mil por "consultas" online para resolver problemas amorosos dos clientes.

Nas redes sociais, ele publica vídeos de entrevistas em que dá dicas sobre relacionamento para homens. Em sua maioria, as orientações seguem a filosofia "Red Pill", que busca mostrar uma superioridade masculina sobre as mulheres.

Recentemente, viralizou um corte em que ele supostamente teria dispensado uma mulher que lhe ofereceu uma cerveja, pois ele já estaria bebendo sua Campari. Ele usou o exemplo para demonstrar como os homens não podem se submeter aos desejos das mulheres.

O vídeo ganhou uma enorme repercussão e ele virou piada nas redes, chegando a ser chamado de "Coach da Campari".

A empresa de bebida se manifestou e afirmou que não tem ligação com o coach.

"O Grupo Campari, em razão dos últimos acontecimentos envolvendo o nome da companhia, vem a público informar que não tem, e nem nunca teve, nenhum tipo de relação, vínculo ou contato com Thiago Schutz", diz.

Thiago Schutz ameaçou atriz

Reprodução/Redes Sociais
Thiago Schutz ameaçou a atriz Lívia La Gatto - Reprodução/Redes Sociais

A atriz Lívia La Gatto fez uma sátira do vídeo original de Schutz, sem citar o nome dele, debochando dos conteúdos de homens que promovem discurso de ódio contra mulheres.

Diante da repercussão do vídeo da atriz, o Coach procurou a atriz pelas redes sociais e a ameaçou de morte.

"Você tem 24 horas para retirar seu conteúdo sobre mim. Depois disso, processo ou bala. Você escolhe", enviou Thiago Schutz para a atriz, em mensagem privada.

Lívia acionou as autoridades. Thiago, por sua vez, publicou um vídeo afirmando que não fez ameaças.

Reprodução/Redes Sociais
Print mostra ameaça de Thiago Schutz à atriz Lívia La Gatto - Reprodução/Redes Sociais

O que é Red Pill?

A teoria Red Pill (pílula vermelha) utiliza um conceito do filme Matrix, em que o protagonista Neo (Keanu Reeves) precisa escolher entre uma pílula vermelha e uma azul. Ele tem que decidir se quer saber a verdade sobre a vida ou prefere continuar vivendo numa realidade inventada.

Os "red pills" usam esse conceito para mostrar que os homens são "superiores às mulheres", numa tentativa de "revelar a verdade" sobre o feminismo, reafirmando uma suposta superioridade masculina, criando uma grande lista de exigências para uma mulher ideal, muitas vezes com com base em ataques e ofensas ao feminino.

Thiago Schutz é Bolsonaro?

O perfil que Thiago Schutz administra no Instagram — seguido por mais de 300 mil pessoas —, segue o perfil do ex-presidente Jair Bolsonaro no Instagram.

Reprodução/Instagram
Perfil Manual Red Pill, do coach Thiago Schutz, segue Jair Bolsonaro - Reprodução/Instagram

Além disso, a página também segue outros perfis relacionados à direita, como "Irmãos de Direita" e "Esquerda Nunca Mais".

Nas redes sociais, o perfil de Thiago Schutz é privado. Ou seja, apenas contatos autorizados por ele conseguem ver suas publicações pessoais.

Tags

Autor