RETORNO

Jean Wyllys confirma volta ao Brasil; saiba quando será e se terá cargo no Governo Lula

Ex-deputado se exilou na Espanha após deixar o Brasil por receber ameaças de morte

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 03/03/2023 às 7:29
Notícia
X

O ex-deputado federal Jean Wyllys confirmou que voltará ao Brasil depois de quatro anos exilado. O petista deixou o país em 2019, quando renunciou ao mandato por sofrer ameaças de morte, e atualmente mora na Espanha.

A decisão de Wyllys foi publicada no jornal O Globo, nesta sexta-feira (3). Em entrevista, o ex-parlamentar e professor falou que o desejo de voltar ao país acontece pela urgência em "desbolsonarizar" a política e a sociedade brasileira.

Questionado sobre quando voltará ao Brasil, ele explicou que aguarda o reconhecimento de uma medida cautelar de proteção à vida requerida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. A decisão é do Governo Lula.

"Sei que quero voltar e vou voltar. O (professor da UFRJ) Fernando Salis vai levar ao Brasil minha exposição 'Desexílio', que esteve até janeiro no Palau de La Virreina (em Barcelona). Quando tudo fechar, terei a data exata. Espero que (até lá) o novo governo conceda a medida cautelar de proteção à minha vida requerida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e negada por Michel Temer", explicou Jean.

Ele afirma que o pedido foi negado pelo governo Temer pelo fato de ele ter sido "central na resistência ao golpe, no Congresso e nas mídias sociais".

"Espero que o governo Lula, não só no plano simbólico, mas também no prático, dê condições para que eu, Marcia Tiburi, a (antropóloga) Debora Diniz e outros exilados possam retornar e atuar intelectual e politicamente no Brasil", afirmou.

Jeann Wyllys no Governo Lula

Filiado ao PT, ele diz não ter sido convidado a participar do novo governo Lula, mas falou que não tem o desejo de voltar a um cargo público.

"Não tive convite. Tudo que fiz em defesa do governo Dilma e da inocência de Lula quando ele era considerado radioativo até mesmo por parlamentares do PT na época de sua prisão, não foi esperando algo em troca. Não faço cálculo político. Tenho princípios, paixão", declarou.

"Hoje, não quero fazer campanha eleitoral. Já dei minha contribuição, cumpri dois mandatos de vanguarda, abri caminho para muita gente bacana. Posso contribuir com o governo Lula pensando políticas públicas nas áreas em que transito, devolver o que acumulei de experiência no exílio", completou Wyllys. 

Jeann Wyllys de volta ao Brasil

Atualmente, Jean Wyllys se dedica às artes plásticas e prepara livro com a antropóloga australiana Julie Wark.

“Sem responsabilização dos culpados não há reconciliação nem aprendizado para o futuro. Ou nos restará puxar a cadeira, sentar e esperar a história se repetir", disse o ex-deputado.

Tags

Autor