JOIAS

JOIAS MICHELE BOLSONARO: PF vai investigar GOVERNO BOLSONARO por ilegalidades com presente no valor de R$ 16,5 milhões; entenda

De acordo com o ministro da justiça, Flávio Dino, um ofício vai ser enviado a PF na próxima segunda-feira (6).

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 04/03/2023 às 15:41 | Atualizado em 04/03/2023 às 19:22
Notícia
X

A PF (Polícia Federal) vai investigar a tentativa do governo do ex-presidente Bolsonaro (PL) de entrar no Brasil com joias ilegais avaliadas em 16,5 milhões de reais.

Os objetos de luxo seriam um presente para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro. As joias foram dadas a uma comitiva brasileira liderada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em outubro de 2021.

Brincos, colares, anéis e relógios estavam na mochila de Marcos André dos Santos Soeiro, assessor do ex-ministro.

De acordo com o ministro da justiça, Flávio Dino, um ofício vai ser enviado a PF na próxima segunda-feira (6).

Fatos relativos a joias, que podem configurar os crimes de descaminho, peculato e lavagem de dinheiro, entre outros possíveis delitos, serão levados ao conhecimento oficial da Polícia Federal para para providências legais. Ofício seguirá na segunda-feira", publicou em seu Twitter.

O motivo dos presentes serem ilegais no Brasil é por os itens serem objetos acima de mil reais, como foi neste caso, no qual o passageiro deve pagar um imposto de importação que equivalha a 50% do valor do produto.

Também é preciso pagar uma multa de 25% desse valor quando tentam omitir os objetos.

Assim, o governo deveria pagar cerca de 12 milhões de reais para reaver as joias. O ex-presidente teria se encontrado com o embaixador saudita no Brasil, Ali Abdullah Bahittan dia em que a comitiva brasileira retornou ao país.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o governo Bolsonaro tentou tomar posse dos produtos sem pagar os tributos dias antes de sair da presidência. Além disso, Bolsonaro enviou um ofício para a Receita Federal pedindo a devolução dos bens, mas sem sucesso.

Bolsonaro nega todas as suspostas ilegalidades e disse que as joias vão ser destinadas a um acervo público.

Estou sendo acusado de um presente que eu não pedi, nem recebi. Não existe qualquer ilegalidade da minha parte. Nunca pratiquei ilegalidade. Veja o meu cartão corporativo pessoal. Nunca saquei, nem paguei nenhum centavo nesse cartão", disse o ex-presidente à CNN Brasil.

Enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro negou o envolvimento no caso e atacou a imprensa.

Quer dizer que eu tenho tudo isso e não estava sabendo? Meu Deus, vocês vão longe mesmo, hein ? Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória”, publicou em seu perfil no Instagram.

MICHELLE volta ao Brasil sem BOLSONARO; saiba MOTIVO

Tags

Autor