Combate à desinformação

EXCLUSIVO: SUAPE elabora nota técnica para negar influência do porto nos TUBARÕES. Lenda urbana sempre rodou em Pernambuco

Nota técnica de Suape sobre tubarões foi elaborada após os três novos incidentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 10/03/2023 às 12:10 | Atualizado em 10/03/2023 às 12:30
Notícia
X

A empresa estatal estadual SUAPE se adiantou e elaborou uma nota técnica para negar a influência direta do porto nos ataques de tubarões. O documento foi assinado, sem alarde, em 8 de março e obtido com exclusividade pelo Blog de Jamildo.

A "lenda urbana" de que os ataques de tubarões são causados pela construção do porto de SUAPE roda pelo Estado há décadas. Já ouvi até jornalistas ajudando a propagar este tipo de desinformação.

A empresa estatal resolveu se adiantar e elaborou uma nota técnica negando perempetoriamente o boato.

"Tais incidentes constituem um problema histórico (que remonta a década de 1940) e complexo (multifatorial) no litoral do Estado", conclui a nota.

O porto foi construindo apenas na década de 70 do século passado. Assim, SUAPE fica fora da responsabilidade direta, segundo o documento.

SUAPE está adotando uma postura proativa na negativa da relação com os ataques de tubarões.

"Cabe mencionar que independentemente da questão dos incidentes, o Porto adota uma postura ambientalmente responsável e proativa no controle dos seus aspectos e na manutenção da qualidade ambiental", diz a nota.

As conclusões do documento estão lastradas em estudos de SUAPE em parceria com a Fundação Apolônio Salles (Fadurpe) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Os estudos ocorrem desde 2021 e agora, com os novos incidentes de tubarões, serão ampliados.

A nota técnica informa que, no entorno de SUAPE, só foram localizadas duas espécies de tubarões, mas, contudo, não são da mesma espécie que atacam os banhistas em Recife, Olinda e Jaboatão.

"Destaca-se que no caso específico dos tubarões, no período do estudo, não foi avistada nenhuma espécie que tenha correlação com os incidentes com banhistas na RMR", crava o documento, que está em poder do blog.

Tags

Autor