Caso Marielle Franco

CÂMARA DO RECIFE aprova DIA DE TEREZA DE BANGUELA e da MULHER NEGRA; homenagem se extende à MARIELLE FRANCO

A Câmara do Recife aprovou um dia que homenageia mulheres negras e citou a vereadora carioca assassinada, Marielle Franco.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 14/03/2023 às 15:20
Notícia
X

O vereador Ivan Moraes (PSOL) falou durante votação no plenário da Câmara nesta terça-feira (14) que a criação do Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra também homenageará a vereadora carioca assassinada há cinco anos, Marielle Franco.

"Com o assassinato dela, em 14 de março de 2018, o nosso mandato e outros mandatos legislativos brasileiros resolvemos que o legado de Marielle seria espalhado em todas as instituições do país. Protocolamos diversos projetos de lei, a exemplo deste que está sendo votado hoje, e pelos quais ela defenderia na Câmara do Rio", disse Ivan.

O PL 133/2018 foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes na primeira discussão no plenário.

A Proposta é incluir o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Calendário Oficial do Recife, escolhendo o dia 25 de julho para tal:

“Este é um projeto importante, quase que uma adequação do calendário de eventos nacional, latino-americano e caribenho, que homenageiam as mulheres negras e que fizeram nossa história”.

Marielle citada durante discurso

Ivan falou durante disccurso que "ninguém gostaria que Marielle virasse ícone dos Direitos Humanos após sua morte" e enfatizou a importância da aprovação pela Câmara Municipal, considerando que maioria da população do Recife é formada por mulheres e pessoas negras:

“Há cinco anos plantamos uma semente que não queríamos, pois ninguém gostaria que Marielle virasse ícone dos Direitos Humanos após sua morte [...] Diversos bairros desta cidade, inclusive, têm nomes de ruas associados à luta da pessoa negra. Por isso, nada mais justo e digno do que hoje, cinco anos após o cruel assassinato, a gente trazer à pauta desta Casa legislativa um projeto da agenda de Marielle”.

 

POLÍCIA FEDERAL abre INQUÉRITO para INVESTIGAR CASO MARIELLE

Tags

Autor