RETORNO

Ibaneis volta ao governo do Distrito Federal por decisão de Moraes

Governador estava afastado desde o dia 9 de janeiro, por conta das invasões em Brasília

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 16/03/2023 às 7:09
Notícia
X

O ministro Alexandre de Moraes autorizou o retorno de Ibaneis Rocha (MSB) ao governo do Distrito Federal. Ele estava afastado do cargo desde o dia 9 de janeiro por conta dos atos criminosos ocorridos em Brasília no dia 8.

Ibaneis havia sido afastado do cargo por decisão do próprio Alexandre de Moraes. O ministro havia indicado, inicialmente, um afastamento de 90 dias. Na ocasião, a vice-governadora Celina Leão (PP) assumiu o cargo. Ela agora retorna ao posto de vice.

"Revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de governador do Distrito Federal", escreveu Moraes na decisão.

IBANEIS ROCHA

Ibaneis Rocha foi afastado do cargo a pedido da Advocacia-Geral da União, que pediu investigações sobre a postura do governador diante das invasões do dia 8 de janeiro em Brasília — Ibaneis era o responsável pela segurança pública da capital federal no dia das invasões de 8 de janeiro.

Ainda em janeiro, os ministros do STF votaram pelo afastamento do governador do cargo.

Na época, ele chegou a pedir desculpas a Lula pela condução do caso.

Ibaneis comemora

Pelas redes sociais, Ibaneis comemorou a decisão e classificou o período de afastamento como difícil. Ele também se disse confiante na justiça e no poder Judiciário.

"Continuarei trabalhando duro para provar minha inocência em relação a tudo o que aconteceu. Mas, acima de tudo, quero reafirmar o meu compromisso com cada um e garantir que farei tudo o que estiver ao meu alcance para atender as necessidades da população", escreveu.

"Um novo tempo está diante de nós: de renovação. Com a ajuda e a colaboração de todos vocês, vamos construir um futuro brilhante para o nosso amado DF. O trabalho continua. É tempo de paz!", finalizou.

 

 


Tags

Autor