100 dias de gestão

Psicóloga diz que conselho estadual de política de drogas está paralisado

Sociedade civil cobra respeito da gestão Raquel Lyra, diz ex-presidente do Conselho Estadual de Políticas de Drogas de Pernambuco (Cepad)

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 12/04/2023 às 19:02
Notícia
X

A psicóloga Priscilla Gadelha, ex-presidente do Conselho Estadual de Políticas de Drogas de Pernambuco (Cepad) e atual integrante do colegiado, divulgou nota nesta quarta-feira, tendo como mote os 100 dias do governo Raquel Lyra, afirmando que o controle social deixou de acontecer em várias áreas no Estado durante este período.

"O Conselho Estadual de Políticas de Drogas de Pernambuco (Cepad) já foi referência nacional e hoje está paralisado, sem condições até de realizar a fiscalização de serviços de acompanhamento de pessoas que fazem uso de drogas e seus familiares".

“O problema é a falta de interesse em preencher funções importantes para a administração pública e a garantia do controle social. Essas funções foram esvaziadas com o decreto da governadora que exonerou todos os cargos em comissão e dispensou as funções gratificadas”, explica a psicóloga Priscilla Gadelha, ex-presidente do Cepad e atual integrante do colegiado.

A profissional diz que o novo governo também precisa demonstrar respeito e interesse no diálogo com os setores sociais.

“Só conseguimos realizar uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, mesmo assim este encontro só aconteceu depois do intermédio do Ministério Público”, comenta Priscilla Gadelha.

Os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP), de Serviço Social (Cress), de Enfermagem (Coren) e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) já demonstraram preocupação com a necessidade da retomada do controle social em várias áreas do Estado.

“Vamos seguir propondo, mas também cobrando. Qual o desejo em negar o funcionamento do controle social?”, questiona a ex-presidente do Cepad.

Tags

Autor